Pagina Principal Artigos IJSN realiza seminário sobre “Educação e Mercado de Trabalho”

IJSN realiza seminário sobre “Educação e Mercado de Trabalho”

         
  Prof. Naércio de Aquino Menezes Filho

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), realizou nesta quinta-feira (14) o seminário sobre “Educação e Mercado de Trabalho”. A palestra foi ministrada pelo professor Naércio Aquino de Menezes, que atua como professor e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, além de ser professor da Universidade de São Paulo (USP), consultor da Fundação Itaú Social e colunista do Jornal Valor Econômico.
 

O seminário teve como objetivo principal estabelecer uma relação entre a qualidade da educação e o desenvolvimento econômico do País. De acordo com o professor Naércio, a educação é fundamental para o crescimento de uma nação, uma vez que exerce influência direta sobre os índices de desigualdade, pobreza e mobilidade de renda. Desse modo, uma boa qualidade de educação pode não só estimular a cidadania e garantir melhor qualidade de vida à população, como também é capaz de gerar uma maior produtividade nas regiões, promovendo assim, um crescimento econômico a longo prazo.
 

Durante o século XX, houve uma queda na qualidade de ensino e no índice de escolaridade do Brasil, o que fez com que o processo de alfabetização no País ficasse atrasado em relação a outros países da América Latina, como Chile e Argentina. Entretanto, a partir do final da década de 1990 este quadro começou a melhorar, com o aumento dos números de matrículas no ensino fundamental II, ensino médio e ensino superior.
 

Entretanto, é preciso ressaltar que, embora estejam estudando em escolas públicas, os alunos ainda aprendem muito pouco. Para o professor Naércio,“o principal desafio do Brasil é melhorar a qualidade da educação pública. Os recursos utilizados não são o fator mais importante para isso, desde que haja, pelo menos, o mínimo deles. O que realmente importa é que existam professores capacitados, com boa formação e bons salários e alunos que estejam interessados em aprender.”
 

Segundo Éricka Moretto, de 25 anos, estudante de economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), “o seminário foi importante, pois nos permitiu enxergar os problemas da educação no nosso País”. Para Éricka, também é preciso apontar soluções para esses problemas, como por exemplo, melhorar o direcionamento de políticas públicas voltadas para a educação, incentivar a entrada das crianças ainda quando pequenas na escola, promover um melhor auxílio para os professores e investir na criação de escolas federais, como universidades e cursos técnicos.
 

Os seminários do IJSN são realizados quinzenalmente, no auditório do instituto. As inscrições são realizadas através do site: www.ijsn.es.gov.br

 

Informações à Imprensa
 
Assessoria de Comunicação – IJSN
 
Andressa Moreno
 
(27) 3636- 8066/ 9901-3294
 

Texto: Maíra Mendonça Cabral