Pagina Principal Artigos Sedurb e Instituto Jones debatem moradia com movimentos populares

Sedurb e Instituto Jones debatem moradia com movimentos populares


Buscando ampliar a participação dos movimentos populares na implementação das pesquisas de Habitações de Interesse Social (HIS) no Espírito Santo, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) promoveu, nesta quarta-feira (23), um encontro envolvendo representantes de instituições públicas estaduais e grupos que representam organizações ligadas à questão habitacional no Estado. Os debates relacionados ao tema aconteceram em dois turnos, com a presença expressiva de lideranças das áreas urbanas e rurais capixabas.

Assessoria de comunicação/IJSN

 


A especialista em estudos e pesquisas governamentais do IJSN, Latussa Laranja Monteiro, afirmou, ao final do evento, que o objetivo do seminário - de elaborar um painel da atuação dos movimentos sociais na construção de moradias foi plenamente alcançado, com o benefício extra de abrir um caminho de busca de informações para esta e outras pesquisas realizadas pelo Instituto. “O seminário foi fundamental para entendermos de forma mais clara e direta a participação da sociedade na construção de moradias”, afirmou a pesquisadora.

Ao longo do dia ainda foi elaborado um painel de identificação das entidades sociais presentes, com posterior abordagem de assuntos pontuais ligados a essa classe, a citar: negociações por ela efetuada junto ao Poder Público para a construção de moradias; sua atuação na questão habitacional do Espírito Santo; instituições as quais se relacionam e possuem vínculos; quantidade de imóveis erguidos no período de 2003 a 2010 com a ajuda dessas entidades; aspectos sobre desenvolvimento de projetos que viabilizam a construção dos imóveis; e os possíveis obstáculos para o avanço na área habitacional.

A diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do ES (Idurb-ES), Helena Zorzal, acompanhou a reunião durante o dia e analisou a iniciativa do Estado em buscar maior aproximação com os movimentos sociais. “É sempre bom o Governo promover esse diálogo com os movimentos sociais uma vez que, dessa maneira, ambos se aproximam no intuito de obter um resultado final positivo para todos”.

O evento teve como parceiros do IJSN, a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), e permitirá ao Governo conhecer melhor a realidade dos movimentos organizados, bem como reunir informações e dados estatísticos que possam subsidiar o avanço da pesquisa de “Diagnóstico do Processo de Implementação de Políticas Públicas Voltadas à Construção de Habitação de Interesse Social”, desenvolvida pelo Instituto Jones.

A reunião aconteceu durante toda esta quarta-feira (23), no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória, sendo dividida em dois períodos: pela manhã, foram ouvidas entidades ligadas à área urbana e, à tarde, participaram membros ligados à área rural capixaba.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/IJSN
Andressa Moreno
27-3636-8066/ 9901-3294
andressa.moreno@ijsn.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Sedurb / Idurb
Cynthia Silva e Max Torezani
3636-5021
comunicasedurb@gmail.com

Assessoria de comunicação/ Seag
Karyna Amorim e Eduardo Brinco
3636-3700
comunicacao@seag.es.gov.br