Governo debate habitação com movimentos populares

 Romero Mendonça/Secom
O evento visa a ampliar a participação dos movimentos populares na implementação de Habitações de Interesse Social.
  
Representantes de movimentos populares ligados à questão habitacional no Espírito Santo participam nesta quarta-feira (23) de uma reunião técnica, promovida pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
 
O objetivo do evento é ampliar a participação dos movimentos populares na implementação de Habitações de Interesse Social (HIS) no Estado. A reunião acontecerá das 8h30 às 17 horas, no auditório do IJSN, em Vitória, e será dividida em dois períodos: pela manhã, serão ouvidas entidades ligadas à área urbana e, à tarde, participarão membros ligados à área rural capixaba. 
 
Ao longo do dia, será elaborado um painel das entidades, abordando algumas questões como as negociações por elas efetuadas junto ao Poder Público para a construção de moradias; sua atuação na questão habitacional; com quais instituições elas se relacionam; a quantidade de habitações construídas no período de 2003 a 2010 com a ajuda dessas entidades; e como desenvolver projetos para construí-las, bem como quais os possíveis obstáculos.

  
Pesquisa
 
Os dados obtidos no encontro serão utilizados na elaboração da pesquisa “Diagnóstico do Processo de Implementação de Políticas Públicas Voltadas à Construção de Habitação de Interesse Social”, feita pelo IJSN, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb) e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e habitação do Espírito Santo (Fapes).
 
Esta reunião conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (22), pelo e-mail: nesur@ijsn.es.gov.br
 
 
 Confira a programação completa: 
 
- 08h30 – Café da manhã
- 09 horas – Abertura: IJSN
SEDURB/IDURB
- 09h30 – Apresentação da pesquisa Diagnóstico do processo de implementação de políticas publicas voltadas à construção de Habitação de Interesse Social no Estado do Espírito Santo.
- 10 horas – Painel “Experiência dos Momentos Sociais na morada de interesse social:
 
- Apresentação FAMOPES
- Apresentação UNP
- Apresentação MNLM
- Apresentação Associação Brava Gente
 
- 11h20 – Debates
- 12 horas – Avaliação do Encontro/ Encerramento  
 
- INTERVALO
 
- 14 horas – Abertura: IJSN 
SEAG
- 14h30 – Apresentação da pesquisa Diagnóstico do processo de implementação  de políticas publicas voltadas à construção de Habitação de Interesse Social no Estado do Espírito Santo.
- 15 horas – Painel: “Experiência dos Movimentos Sociais na construção de moradias rurais”.
 
- Apresentação APAGEES
- Apresentação FETAES
- Apresentação CEMAAF 
 
- 16 horas - Debates
- 16h50 - Avaliação do Encontro/Encerramento
- 17 horas - Lanche
 
 
Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação/IJSN 
Andressa Moreno 
27-3636-8066/ 9901-3294 
andressa.moreno@ijsn.es.gov.br 
 
Assessoria de Comunicação – Sedurb / Idurb 
Cynthia Silva e Max Torezani 
3636-5021  
comunicasedurb@gmail.com 
 
Assesoria de comunicação/ Seag 
Karyna Amorim e Eduardo Brinco 
3636-3700 
comunicacao@seag.es.gov.br