Pagina Principal Artigos PIB estadual dispara e cresce 5,8% no primeiro trimestre de 2010

PIB estadual dispara e cresce 5,8% no primeiro trimestre de 2010

  

Foto: Francisca Proba
Ana Paula destacou crescimento acelerado da economia capixaba
 
Com uma taxa de crescimento duas vezes superior a do País, foi apresentado nesta sexta-feira (16) à imprensa, pelo Instituto Jones dos Santos Neves, o indicador trimestral do Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em território capixaba. Na comparação do primeiro trimestre de 2010 com o último trimestre de 2009, o PIB estadual registrou crescimento de 5,8%, enquanto a taxa registrada no País foi de 2,7%. O estudo foi divulgado pela diretora-presidente do IJSN, Ana Paula Vescovi e pelo coordenador de Estudos Econômicos, Matheus Magalhães.

 

 
 
De acordo com o estudo, quando comparado com o mesmo trimestre de 2009, o Espírito Santo apresentou forte expansão crescendo 18,1% frente o crescimento de 9,0% registrado para o Brasil. Vale ressaltar que, o primeiro trimestre de 2009, foi o período auge dos efeitos adversos da crise financeira no estado e que parte de crescimento se deve à recuperação da economia local.

 
O PIB nominal do Espírito Santo registrou um aumento de aproximadamente R$ 600 milhões entre o quarto trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2010, alcançando valor total de R$ 18,6 bilhões. Importante destacar que, esses números refletem não apenas aumentos nas quantidades produzidas, mas também aumentos de preços, uma vez que, o PIB nominal é, por definição, composto por essas duas variáveis.
De acordo com o coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, Matheus Magalhães, esses resultados confirmam o diagnóstico inicial de que o Estado não apenas superou os principais efeitos da crise recente, como ainda manteve uma trajetória sustentada de crescimento no período posterior ao primeiro trimestre do ano anterior. Apesar do cenário otimista, tem-se que ponderar que o desenvolvimento da economia estadual nos próximos trimestres, poderá confirmar ou não a manutenção de alguns padrões aqui descritos.
 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Francisca Proba
Tels: 36368067/9983-8110/9901-3294