Pagina Principal Artigos Cadernos da Juventude 09 - Gravidez na Adolescência: fenômeno complexo e multicausal

Cadernos da Juventude 09 - Gravidez na Adolescência: fenômeno complexo e multicausal

01 Capa Caderno Juventude 08 Juventudes Negra

O Caderno da Juventude é uma publicação periódica do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a juventude no estado do Espírito Santo (ES).

A nona edição do Caderno da Juventude visa contribuir para o debate sobre o fenômeno da gravidez na adolescência. Para tanto, o texto traz uma breve revisão bibliográfica sobre o assunto e temas correspondentes, como o casamento precoce e a violência sexual. Além disso, apresenta os dados que elucidamos aspectos da temática no estado do Espírito Santo (ES) e, quando necessário, no Brasil e na Região Sudeste.

Este texto está estruturado em 05 seções, além da introdução e das considerações finais. Na primeira seção pretende-se debater acerca da gravidez na adolescência enquanto acontecimento complexo e multicausal, elencando parte das problematizações que a literatura sobre a temática tem demonstrado.A segunda parte traz apontamentos sobre o casamento precoce. Em seguida, busca-se discutir sobre as particularidades das gravidezes das meninas de 10 a 14 anos de idade, compreendidas como oriundas de violência sexual. A quarta seção visa apresentar os dados referentes às gravidezes das adolescentes no Brasil, Sudeste e ES. A quinta parte ocupa-se em debater sobre os obstáculos para o enfrentamento da gravidez precoce e sinalizarperspectivas que possam colaborar para mitigar o fenômeno.

Anexos

Conteúdo Atualização Tamanho  
Cadernos da Juventude 09 - Gravidez na Adolescência   07/02/2022 16:46 5.58 MB Fazer download deste arquivo (CadernoJuventude-Gravidez-na-Adolescencia_FINAL.pdf)