Pagina Principal Artigos IJSN inicia novo ciclo de Seminários Internos

IJSN inicia novo ciclo de Seminários Internos

seminarios internos

Pesquisadores e técnicos do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) se reuniram na manhã dessa quarta-feira (24), para compartilhar experiências sobre os estudos realizados pelas coordenações e núcleos de pesquisa da instituição. O evento aconteceu de forma presencial, no auditório do IJSN, e marcou o início do novo ciclo de Seminários Internos.

O primeiro encontro foi conduzido pela coordenadora do Núcleo de Educação, Kiara de Deus Demura, que apresentou os resultados da pesquisa do Programa Nossa Bolsa, gerenciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes). Além disso, foram apresentados os andamentos das pesquisas Estudos Educacionais e Educação em Tempo Integral, programas ligados à Secretaria Estadual de Educação (Sedu).

“Os Seminários Internos contribuem muito no compartilhamento das experiências vivenciadas nas pesquisas, bem como das metodologias e dos dados utilizados, permitindo integrar os estudos às demais áreas do Instituto. Além disso, é uma oportunidade de apresentar os resultados dos trabalhos, que se transformam em benefícios para o Estado e a sociedade, em especial para as pessoas favorecidas pelos programas citados”, explicou Kiara Demura.

A coordenadora falou sobre a importância da participação dos bolsistas envolvidos nos estudos. Os profissionais foram escolhidos por meio de processo seletivo realizado em julho deste ano, em parceria com a Fapes. Ela detalhou os trabalhos em andamento e ainda os resultados já obtidos pelas pesquisas.

“Sobre o Programa Nossa Bolsa, encontramos impacto positivo nos aspectos da vida acadêmica e profissional dos concluintes. Quanto ao Projeto Estudos Educacionais, estamos realizando o acompanhamento do Plano Estadual de Educação e em breve serão publicados os dados referentes ao ano 2021.Está em andamento também o aprimoramento do Modelo de Predição do Abandono Escolar, a avaliação dos Impactos da Covid-19 para Alunos da Rede Estadual de Ensino, além da avaliação do programa Educação em Tempo Integral.

O diretor-presidente do Instituto Jones do Santos Neves, Daniel Cerqueira, também falou sobre as expectativas com o novo ciclo se seminários que se inicia.

“Pesquisa é massa crítica. É troca. Portanto, reunir as equipes de pesquisadores de diversas frentes de atuação para compartilhar experiências e informações sobre os trabalhos que estão realizando é fundamental. Isso fortalece a instituição, fomenta novos estudos e permite oferecer indicadores valiosos para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências”, pontuou Daniel Cerqueira.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br