Pagina Principal Artigos IJSN apresenta resultados de estudos sobre educação ao ES em Ação

IJSN apresenta resultados de estudos sobre educação ao ES em Ação

WhatsApp Image 2021 05 27 at 12.28.15  Foto: IJSN 

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), a equipe do Núcleo de Educação do Espírito Santo em Ação (ES em Ação), entidade que reúne a classe empresarial capixaba em prol do desenvolvimento do Estado. Na oportunidade, foram apresentados os recentes estudos sobre Educação em Tempo Integral desenvolvidos em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu).

Participaram do encontro o executivo de Educação, Luciano Gollner; a especialista Pedagógica, Ayone Sossai; a especialista de Gestão Educacional, Poliana Aroeira; e a articuladora de Políticas Públicas, Lara Ghiotto. A apresentação foi conduzida pela coordenadora do Núcleo de Educação do IJSN, Kiara Demura, e contou ainda com a presença de Daniel Cerqueira, diretor-presidente do IJSN, e de Pablo Lira, diretor de Integração e Projetos Especiais do Instituto Jones.

Entre os trabalhos exibidos estavam a Nota Técnica 62 “Educação em Tempo Integral - Meta 6 do Plano Estadual de Educação”, que traz o desempenho geral do Estado do Espírito Santo, entre os anos de 2012 e 2020, bem como os resultados agregados obtidos tanto pela rede estadual quanto pela rede municipal de educação. A base de dados vem do Censo Escolar 2021 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

“O objetivo da Nota Técnica é tratar a educação em tempo integral a partir da metodologia de cálculo de importantes indicadores, aliado aos resultados obtidos para o Espírito Santo. Isso permite pensar melhor a avaliação do programa e devolver informação qualificada, para que seja bem utilizada na gestão da política pública”, explicou a coordenadora do estudo, Kiara Demura.

Para Daniel Cerqueira, conhecer as questões históricas e perceber a evolução na educação pública estadual capixaba é motivo de comemoração. “Fica evidente, diante dos bons resultados, o caráter da educação como ferramenta de justiça social, que permite fazer evoluir a qualidade de vida das pessoas. A educação transformadora não pode ser apenas para um grupo, tem que ser para toda sociedade”.

Já Luciano Gollner classificou como “muito importante e valioso” o trabalho de monitoramento e de avaliação das políticas públicas do Estado realizado pelo IJSN, especialmente na área de educação. “Trata-se de um conteúdo esclarecedor, que mostra como os programas na área de educação têm avançado no Espírito Santo, fruto de um trabalho de competência e de muita entrega da Sedu e dos parceiros”, afirmou.

O executivo destacou ainda os desafios a serem superados, em especial, aqueles sob a perspectiva dos municípios. “Isso confirma nossa percepção de que é preciso oportunizar para os municípios o mesmo trabalho de sucesso que vemos hoje na rede estadual de ensino. O ES em Ação se coloca sempre à disposição para apoiar iniciativas que levem a melhorar e ampliar esse trabalho pela educação do Estado”, salientou.

A Nota Técnica “Educação em Tempo Integral - Meta 6 do Plano Estadual de Educação” pode ser acessada em: http://www.ijsn.es.gov.br/artigos/5904.

 

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

 

 WhatsApp Image 2021 05 27 at 12.28.15 3  WhatsApp Image 2021 05 27 at 12.28.15 4
 WhatsApp Image 2021 05 27 at 12.28.15 1  WhatsApp Image 2021 05 27 at 12.28.15 2