Pagina Principal Artigos Cadernos da Juventude 08 - Juventudes Negras no ES: desigualdades perpetuadas, múltiplas faces e uma raiz comum

Cadernos da Juventude 08 - Juventudes Negras no ES: desigualdades perpetuadas, múltiplas faces e uma raiz comum

01 Capa Caderno Juventude 08 Juventudes Negra

O Caderno da Juventude é uma publicação periódica do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a juventude no estado do Espírito Santo (ES).

A oitava edição do Caderno da Juventude busca contribuir para o debate acerca da questão racial com enfoque sobre a situação da juventude negra no estado do Espírito Santo (ES) e, portanto, visa tratar sobre as desigualdades raciais que afetam a vida deste segmento populacional.

Este texto está estruturado em duas seções, além da introdução e das considerações finais. Na primeira seção pretende-se fazer uma breve contextualização sócio-histórica da situação da população negra no Brasil, além de discutir aspectos conceituais de raça, racismo, violência e juventude negra. A segunda seção pretende sistematizar e analisar os indicadores que ilustram as desigualdades raciais entre os jovens brancos e negros no ES e, quando necessário, na região Sudeste e no Brasil.

Anexos

Conteúdo Atualização Tamanho  
Cadernos da Juventude 08 - Juventudes Negras no ES   18/08/2020 14:49 6.54 MB Fazer download deste arquivo (JuventudesNegrasES-21-07.pdf)