Pagina Principal Artigos TD 60 - Tabela de Recursos e Usos e Matriz de Insumo-Produto do Espírito Santo - 2015

TD 60 Matriz Insumo ProdutoA indisponibilidade de informações econômicas mais detalhadas aliada ao interesse por problemas econômicos em âmbito local e a necessidade de dar respostas a questões relacionadas com os efeitos das políticas regionais estão por trás do desenvolvimento de metodologias para a construção de Tabelas de Recursos e Usos (TRU) e Matrizes de Insumo-Produto (MIP) em nível subnacional no Brasil.

O principal objetivo das tabelas de recursos e usos, é a análise dos fluxos de bens e serviços e dos aspectos básicos do processo de produção através da estrutura de insumos e estrutura de produção de produtos por atividade e a geração da renda (IBGE, 2007). Dessa forma, a TRU além de permitir uma leitura mais detalhada da economia estadual pelas óticas da produção e da renda fornece informações sobre a ótica do dispêndio, que ainda não é mensurado no âmbito das Contas Regionais.

Este Texto para Discussão apresenta os passos realizados para a elaboração da TRU e da MIP do Espírito Santo e contempla os aspectos conceituais e os procedimentos metodológicos relacionados a TRU, bem como a análise dos seus resultados, além da metodologia de construção da Matriz de Insumo-Produto e a análise de seus resultados.

TD 60: Tabela de Recursos e Usos e Matriz de Insumo-Produto do ES - 2015   10/06/2020 22:50 2.06 MB Fazer download deste arquivo (TD60-TRU-e-MIP.pdf)