Pagina Principal Artigos Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública elogia projeto do IJSN

Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública elogia projeto do IJSN

Presi do Forum Bras Seg Publ no IJSN

O presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, esteve no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) para conhecer o Observatório da Segurança Cidadã capixaba e elogiou a iniciativa do Governo do Espírito Santo. Executado pelo IJSN, o Observatório tem por objetivo subsidiar ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade.

No âmbito do Programa Estado Presente, o Observatório da Segurança Cidadã constituiu o núcleo que integra dados, informações e conhecimentos sobre a segurança pública, justiça criminal, proteção social e áreas correlatas, propiciando o desenvolvimento de produtos de informações, estudos e pesquisas que articulam as expertises de instituições como a Sesp, PMES, PCES, BMES, Detran, Sejus, Iases, Sedh, Sesa, dentre outros.

O Diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira, juntamente com parte da equipe que operacionaliza o projeto no âmbito do instituto, apresentou os resultados das pesquisas já desenvolvidas, como exemplo: as análises das políticas de reintegração do preso e egresso e das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres no ES, além do painel de indicadores interativo, com dados de crimes contra a vida e perfil das vítimas.

“O Observatório é uma iniciativa pioneira que precisa ser disseminada para o país inteiro como uma prática que não só deve ser replicada, como incentivada. O Instituto Jones e o Governo do Espírito Santo estão de parabéns pela iniciativa, pela capacidade de sistematizar e reunir tantas informações numa única plataforma”, elogiou Renato Sérgio de Lima.

Para o diretor do IJSN, Pablo Lira, “foi uma excelente oportunidade receber a presidência do Fórum”. “O Observatório vem contribuindo para o enriquecimento do debate e da produção de conhecimento e informações no campo da segurança pública e áreas correlatas. Ter o reconhecimento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública ratifica o projeto como um diferencial do Programa Estado Presente em nível nacional e mostra-se como uma experiência inovadora nos estudos e pesquisas no campo da segurança pública. Neste contexto, o Instituto Jones vem reforçando e consolidando o seu papel de produzir informações para auxiliar a tomada de decisão com base em evidências científicas”, pontuou.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br