Pagina Principal Artigos Instituto Jones dos Santos Neves apresenta protótipo de painel de indicadores de crimes contra a vida

Instituto Jones dos Santos Neves apresenta protótipo de painel de indicadores de crimes contra a vida

A validação está prevista para o próximo encontro do grupo executivo, na primeira quinzena de setembro 


IMG 1152Durante a primeira reunião do Comitê Executivo do Observatório da Segurança Cidadã do Governo do Espírito Santo, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) apresentou o protótipo do primeiro painel interativo de indicadores que está sendo desenvolvido no âmbito do Observatório.

O trabalho é conduzido pelo IJSN em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Ainda em fase de testes, o painel apresenta dados de crimes contra a vida e perfil das vítimas. A validação está prevista para o próximo encontro do grupo executivo, na primeira quinzena de setembro.

O Diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira, apresentou o painel e a página eletrônica que concentra os conteúdos produzidos pelo Observatório da Segurança Cidadã, no site do IJSN (www.ijsn.es.gov.br/observatorio-da-seguranca-cidada).

“O Espírito Santo dá mais um passo para ter um diferencial no âmbito da segurança pública. O programa Estado Presente em Defesa da Vida já é referência nacional, e o Observatório da Segurança Cidadã surge atrelado a essas boas práticas”, ressaltou.

O secretário de Estado da Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, orientou os trabalhos da reunião e lembrou da “necessária atenção na gestão e proteção aos dados”. 


IMG 1099
Também presente no encontro, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, elogiou a iniciativa. “O IJSN está no caminho que nós, cidadãos que temos interesse público, desejamos. E como gestor, também estou muito satisfeito com a qualidade do tratamento e divulgação dos dados de segurança com fidedignidade e transparência. Este cuidado é necessário e fundamental para um diagnóstico preciso, de modo a orientar as nossas ações, a alocação dos recursos e a condução de políticas públicas de qualidade”.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ressaltou a importância do projeto em âmbito nacional. “Quando a gente evolui por área em transparência, somos destaque nacional. O país é muito carente em transparência setorial. A ideia veio em boa hora para melhorarmos o diálogo e o acesso a informação. É muito bom ver esta mudança e este cenário no nosso Estado”, destacou.

A reunião contou ainda com a presença de subsecretários e demais gestores de órgãos e secretarias parceiras no projeto. O Observatório constitui o núcleo que integra dados, informações e conhecimentos sobre a segurança pública, justiça criminal, proteção social e áreas correlatas, numa articulação que envolve ainda Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Secretaria de Estado da Educação (Sedu). 


IMG 1124Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507.4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Assessora de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.brAssesoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
(27) 3636-7159
comunicacao@prodest.es.gov.br