Pagina Principal Artigos Evento marca instituição do Conselho Regional de Desenvolvimento da microrregião Nordeste

Evento marca instituição do Conselho Regional de Desenvolvimento da microrregião Nordeste

Conselho Regional de Desenvolvimento da microrregiao nordesteFoi instituído, nesta quinta-feira (29), o Conselho Regional da microrregião Nordeste. Na ocasião, a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, foi escolhida para responder como presidente do órgão, e o prefeito de Mucurici, Oswaldo Fernandes atuará como vice. Já o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antônio Machado, será o representante do Governo do Estado junto à região para o desenvolvimento das atividades do conselho. O evento foi realizado na cidade de São Mateus.

Para o subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional e coordenador executivo do Plano Regional de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, a região possui grandes potencialidades, que ganharão ainda mais destaque com a instituição do conselho. “A microrregião nordeste possui uma cadeia econômica diversificada e, a partir disso, queremos avaliar outros mecanismos que possam impulsionar a produção ali existente, gerando cada mais renda, desenvolvimento e empregos para os capixabas”, afirma.

Já o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, destaca a importância do conselho para a integração das diferentes instituições e entes públicos em prol do desenvolvimento regional equilibrado. “O Governo do Espírito Santo quer estimular o desenvolvimento do Estado e melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população capixaba a partir das potencialidades de cada uma das nossas microrregiões”.

Segundo Duboc, “a proposta, que já vem sendo colocada em prática, é criar um ambiente de integração de políticas públicas por meio do debate, do diálogo entre prefeitos, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do setor econômico, das instituições de ensino, dos movimentos sociais e da academia dos municípios. E a partir desse diálogo, identificar quais são os principais fatores de desenvolvimento, que envolvam vocação, desafios e potencialidades de cada uma das microrregiões”.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas, destaca o potencial econômico da região e a importância do crescimento das ações culturais locais. "Precisamos pensar e desenvolver atividades ligadas às potencialidades culturais e turísticas da região e temos condições favoráveis para isso. A região está entre as que mais recebem investimentos no Estado. O adensamento das cadeias produtivas existentes e das que virão com esses novos investimentos demonstra um potencial econômico também relevante a ser explorado".

Compõem o Conselho de Desenvolvimento da microrregião Nordeste os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus. Além o Poder Executivo municipal, os conselhos são compostos por representantes do Poder Legislativo, setor produtivo, entidades locais e demais organizações da sociedade civil.

Plano Regional de Desenvolvimento

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. O coordenador executivo do Plano, o secretário interino de Estado de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, lembra que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

Além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), fazem parte do comitê gestor do Plano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A política de desenvolvimento regional tem como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de governo se orienta pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507.4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / (27) 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br