Pagina Principal Artigos Indicador de progresso social é apresentado durante evento no IJSN

Indicador de progresso social é apresentado durante evento no IJSN

Marcelo Mosaner

Um novo indicador para medir o desenvolvimento capixaba em termos sociais. Este é o objetivo do índice que será construído pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN): o Índice de Progresso Social do Espírito Santo (IPS-ES). O grande diferencial do indicador é a mensuração de resultados efetivamente entregues à população capixaba, com atenção ao impacto social para além das variáveis macroeconômicas.

De acordo com a organização Social Progress Imperative (SPI), progresso social "é a capacidade de uma sociedade em satisfazer as necessidades humanas básicas dos seus cidadãos, estabelecer os elementos essenciais para a melhoria e manutenção da qualidade de vida das pessoas e comunidades e criar as condições para que todos os indivíduos atinjam pleno potencial". 

O coordenador da Fundación Avina - que atua em projetos de desenvolvimento sustentável em 18 países da América Latina - e especialista em indicadores de desenvolvimento, monitoramento e avaliação de programas, Marcelo Mosaner, esteve no IJSN e apresentou as dimensões e componentes, além da metodologia, variações e aplicabilidade do indicador.

A partir de uma matriz de componentes, são definidos indicadores aplicáveis à realidade e ao território que se queira monitorar. O IPS é uma ferramenta de planejamento baseada em indicadores sintéticos de resultados, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Calculado para mais de 100 países e adaptado para mais de 50 regiões, cidades e bairros na América Latina, o indicador foi criado sob coordenação da Universidade de Harvard e apoio do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT). No Brasil, alguns exemplos de aplicação do índice estão na cidade do Rio de Janeiro (www.ipsrio.com.br) e na Amazônia (www.ipsamazonia.org.br).

Conheça as dimensões e componentes do IPS:
IPS Dimensoes e componentes

WhatsApp Image 2019 08 23 at 4.44.16 PM"O IPS é uma ferramenta de diagnóstico criada para a ação. O que a gente mede afeta o que decidimos, o que fazemos e, por consequência, o que entregamos", relatou Mosaner. Ele explica que a finalidade é "medir os resultados que são importantes para a vida das pessoas, e não somente os esforços e investimentos realizados".

No Espírito Santo, o IPS será aplicado no âmbito do projeto de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado, com foco na gestão dos resultados promovidos em termos de progresso social nas microrregiões capixabas. O Governo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), trabalha na implantação dos Conselhos de Desenvolvimento Regional, responsáveis pela pactuação de ações e projetos que visem o desenvolvimento equilibrado e sustentável de cada microrregião capixaba, dando ênfase às vocações e potencialidades locais.

Os trabalhos dos conselhos serão subsidiados por estudos e pesquisas para aprofundamento dos diagnósticos e subsídio às decisões e pactuações regionais. Os resultados das ações poderão ser apontados mediante acompanhamento constante, sendo o IPS uma importante ferramenta para tal monitoramento.

WhatsApp Image 2019 08 23 at 4.45.19 PM

A Diretora de Estudos e Pesquisas do IJSN, Eduarda La Rocque, destacou que “este é um projeto de Estado, que precisa da aderência dos Poderes”. “O Espírito Santo vive um momento muito especial, com equilíbrio fiscal, com uma diretriz muito bem traçada e comprometimento do governador Renato Casagrande no sentido da atenção aos mais vulneráveis, aos territórios em que eles estão inseridos, e em ações pautadas pelo direcionamento técnico-científico, com medidas reais das entregas efetuadas”, pontuou.

Técnicos do IJSN, além de outras áreas estratégicas do Governo, participaram também de um debate sobre a aplicabilidade e composição do indicador no cenário capixaba. Os trabalhos começaram com um estudo de viabilidade para criação do IPS-ES que está sendo realizado numa parceria do IJSN com a Fundación Avina.

 

 

WhatsApp Image 2019 08 23 at 4.45.59 PM

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / (27) 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br