Pagina Principal Artigos Sedes realiza primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento da Microrregião Central Sul

Primeira reuniao do Conselho de Desenvolvimento da Microrregiao Central SulO município de Atílio Vivácqua recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Microrregião Central Sul, que foi instituído em 16 de maio. Também compõem o Conselho representantes dos municípios de Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.

No encontro, foram definidas as próximas etapas do Plano Regional, a fim de construir o diagnóstico territorial, quando serão definidas estratégias específicas que apontem os melhores projetos de desenvolvimento para a microrregião. As reuniões serão realizadas a cada 60 dias e a próxima está prevista para o dia 12 de setembro, no município de Vargem Alta.

Para o subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e coordenador executivo do Plano de Desenvolvimento Regional, Paulo Menegueli, a reunião foi muito positiva. “Uma das premissas do Plano é a participação, pois o produto deste programa é uma obra coletiva. Estamos construindo, a várias mãos, o Espírito Santo que queremos, com oportunidades equilibradas para todos”, disse.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho da microrregião e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho; o vice-presidente e prefeito de Vargem Alta, João Altoé; o técnico do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Alexandre Passos; e o prefeito de Atílio Vivácqua, Josemar Machado Fernandes.

primeira reuniao do Conselho de Desenvolvimento da Microrregiao Central Sul1
Sobre o Plano de Desenvolvimento Regional

O Plano de Desenvolvimento Regional, sob a gestão conjunta da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sedes), Secretaria Estadual de Planejamento (SEP) e Instituto Jones dos Santos Neves,  tem como o diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo o Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades.

Por meio do plano, estão sendo criados nove conselhos regionais de desenvolvimento, para o atendimento de nove microrregiões capixabas: central serrana, sudoeste serrana, litoral sul, central sul, Caparaó, Rio Doce, centro oeste, nordeste e noroeste. Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os municípios da Região Metropolitana.

O objetivo dos conselhos regionais é criar um ambiente de articulação, integração de interesses das microrregiões, a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área para, dessa forma, buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem