Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral Sul será implantando no dia 30

Mais uma microrregião do Espírito Santo receberá a instalação do Conselho Regional de Desenvolvimento. Na próxima semana, serão escolhidos os representantes do Litoral Sul, cuja reunião será realizada no município de Anchieta, no dia 30. O evento será realizado no Plenário da Câmara de Vereadores do município.

Integrarão o Conselho Regional de Desenvolvimento da microrregião Litoral Sul os municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Itapemirim, Piúma, Rio Novo do Sul, Marataízes e Presidente Kennedy.

Posteriormente serão instalados os conselhos das microrregiões Central Serrana, Sudoeste Serrana, Caparaó, Rio Doce, Centro Oeste, Nordeste e Noroeste. O conselho da microrregião Central Sul já foi instalado, no dia 16 de maio, em Cachoeiro de Itapemirim.

Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os municípios da Região Metropolitana.

O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, também em Cachoeiro de Itapemirim. O coordenador executivo do Plano, o subsecretário Paulo Menegueli, explica que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.

O Plano de Desenvolvimento Regional conta com a gestão conjunta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Terão cadeiras no Conselho Regional as prefeituras, os representantes do Poder Legislativo, do Ministério Público Estadual, do setor produtivo, das entidades locais e das organizações da sociedade civil.

A política de desenvolvimento regional terá como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de governo se orientará pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Serviço:
Instalação do Conselho Regional de Desenvolvimento Litoral Sul
Quando: 30 de maio
Horário: 9h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Anchieta – Rua Nancy Ramos Rosa, 95, Portal de Anchieta

 

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br

Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br