IJSN recebe novos diretores

Diretoria IJSN 2019O Instituto Jones dos Santos Neves recebeu na tarde desta quarta-feira (02), sua nova diretoria. Em reunião de trabalho que contou com a presença dos servidores da instituição, foram apresentados o diretor-presidente, Luiz Paulo Vellozo Lucas, a diretora de estudos e pesquisas, Eduarda La Rocque e o diretor administrativo financeiro, Pablo Lira.

Em pouco mais de uma hora de conversa, Luiz Paulo destacou a importância do IJSN na produção de conhecimento e de informação para o governo e para a sociedade, além dos desafios para a nova gestão.

“Queremos ser esta ponte entre o pensar e o fazer. E vamos fazer isso de forma articulada, construindo redes com instituições que também produzem conhecimento, com universidades, organizações, associações e a sociedade. O trabalho intelectual não tem fronteiras”, explicou.

O diretor-presidente apresentou ainda as prioridades do novo governo para o Estado e como será a contribuição do Instituto nesse contexto. “A retomada do programa Estado Presente é uma das prioridades do governador Renato Casagrande. Vamos estabelecer um Observatório da Segurança Pública que vai ajudar a monitorar e compreender o fenômeno da violência e da criminalidade e trazer indicadores para que o Estado intervenha de forma propositiva nos territórios mais vulneráveis”.

Ao final do encontro, Luiz Paulo detalhou outros dois projetos do governo que contarão com apoio do IJSN, como a descentralização dos Planos de Desenvolvimento do Estado, de forma a atender cada região conforme suas características e prioridades, e os projetos ligados à Região Metropolitana da Grande Vitória, em especial, os voltados à mobilidade urbana.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Perfil

Luiz Paulo Vellozo Lucas – Formado pela UFRJ, engenheiro do BNDES, foi prefeito de Vitória, deputado federal e secretário do Ministério das Cidades.

Eduarda La Rocque – Economista, foi secretária da Fazenda da prefeitura do Rio de Janeiro de 2009 a 2012. Foi presidente do Instituto Pereira Passos (RJ) e presidente da comissão de riscos do IBGC e Febraban.

Pablo Lira – Servidor do IJSN, bacharel e licenciado em Geografia com aperfeiçoamento em Planejamento Urbano pela Université de Cergy-Pontoise (França), mestre em Arquitetura e Urbanismo, e doutorando em Geografia (UFES). Especialista em segurança pública e coordenador do Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto: Eduardo Rabello