PIB Trimestral - 3º Trimestre de 2018

PIB Trimestral2O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo vem mantendo bom desempenho em 2018. Dados divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) referentes ao terceiro trimestre de 2018 mostram que o ritmo de crescimento da economia capixaba neste ano avançou 2,3% no acumulado do ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. O número representa mais que o dobro do resultado nacional, que ficou em 1,1% na mesma base de comparação.

O desempenho positivo no ano vem sendo garantido pelo comércio varejista ampliado, que acumula alta de 14,5%, graças à expansão de 7,5% do varejo restrito e, especialmente, ao aumento de 27% registrado nas vendas de veículos, motocicletas, parte e peças. Os setores Indústria e Serviços ainda sofrem com retração de -2,6% e -0,5% no acumulado do ano, respectivamente.

Nas demais bases de comparação apresentadas pelo estudo, a atividade econômica capixaba registrou variações positivas em outras duas medidas das quatro consideradas. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e no acumulado de quatro trimestres, as expansões foram de 2,7% e 2,0%, respectivamente. No confronto com o trimestre imediatamente anterior, houve retração de -1,7%.

Segundo a diretora-presidente do IJSN, Gabriela Lacerda, há motivos para a economia capixaba manter o otimismo para o próximo ano. “Apesar da retração apresentada na comparação com o segundo trimestre deste ano, a economia do Estado vem mantendo um bom ritmo de crescimento, especialmente se comparado ao crescimento nacional”, explica. No acumulado em quatro trimestres, foi a sexta vez consecutiva que o PIB do Espírito Santo ficou acima da média do País.

Com esses resultados, a estimativa do PIB nominal do Estado do Espírito Santo no terceiro trimestre de 2018, em valores correntes, foi de R$ 30,5 bilhões. Em valores acumulados dos últimos quatro trimestres, o PIB nominal totalizou R$ 118,8 bilhões, maior valor dos últimos dez trimestres.

O PIB representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período. Calculado pelo IJSN, o PIB trimestral reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Informações à imprensa:

Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN