Plano de Bacias do ES chega na reta final

Foto: Douglas Bonella. Cachoeira Arco Iris - Divino Sao LourencoGoverno do Estado e sociedade planejam ações para melhorar a qualidade e quantidade da água em cinco bacias hidrográficas do Espírito Santo

Os Planos de Recursos Hídricos que estão sendo elaborados desde 2017 para as bacias hidrográficas dos rios Itaúnas, São Mateus, Novo, Itapemirim e Itabapoana estão na reta final do processo. Seguindo a metodologia participativa, entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, as sociedades das bacias se reunirão com a equipe técnica do projeto para concluir o Plano de Ações. O evento é aberto ao público e conta com a participação dos membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) e instituições interessadas na gestão de recursos hídricos.

A gestora de projetos da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) Monica Amorim Gonçalves, coordenadora geral do projeto, destaca que “em agosto foi realizada a primeira oficina do Plano de Ações, uma em cada bacia, onde o objetivo foi apresentar à sociedade uma proposta de metas para que avaliassem e validassem. Os participantes das oficinas também definiram o horizonte de tempo para execução das metas, tendo como base o curto, médio e o longo prazo”.

O coordenador de Geoprocessamento do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Jabor, que coordenou a primeira etapa do projeto, ressalta a importância do processo participativo na construção dos planos. “A elaboração dos planos constitui um importante marco, construído junto à comunidade, para o planejamento e gestão racional dos recursos hídricos do Espírito Santo”.

O objetivo da oficina final é apresentar às sociedades das bacias o Plano de Ações como resultado das contribuições da primeira oficina e abrir o debate sobre os atores responsáveis pela execução das ações.

O projeto Planos de Bacias está sendo desenvolvido a partir de uma parceria institucional entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e os Comitês das Bacias Hidrográficas do Espírito Santo.

 

Planos de Bacias

O projeto Plano de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo teve início em 2017. Está dividido em três grandes etapas: Diagnóstico e Prognóstico; Enquadramento; e o Plano de Ações.

Na Fase A – Diagnóstico e Prognóstico das condições das águas –, realizada em 2017, foi feito um levantamento de dados e informações sobre as águas das cinco bacias com o objetivo de compreender as relações de causa e efeito da situação atual/real e futura de qualidade e quantidade de água em cada bacia.

Na Fase B – Enquadramento –, que está em fase de conclusão, será definido qual o nível de qualidade da água que cada trecho do rio deverá ter a partir da definição dos usos futuros (feito pelos membros dos CBHs e sociedade).

Na Fase C – Plano de Ações –, que será concluída ainda em 2018, serão definidas as ações necessárias para alcançar as metas de qualidade e quantidade de água em cada bacia hidrográfica.

 

SERVIÇO

Bacia: Rio Itapemirim
Data: 30 de outubro de 2018
Horário: 9h às 15h
Local: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo, Av. João Bley, 299, Bairro Nossa Senhora Aparecida, Castelo

Bacia: Rio Novo
Data: 31 de outubro de 2018
Horário: 8h às 13h
Local: Cras de Iconha, Avenida Dois, 132, Jardim Jandira, Iconha

Bacia: Rio Itabapoana
Data: 1º de novembro de 2018
Horário: 13h às 17h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação III, Rua Átila Vivácqua, 261, Centro, Presidente Kennedy

Bacia: Rio Itaúnas
Data: 6 de novembro de 2018
Horário: 13h às 18h
Local: Auditório da CDL, Av. Setembrino Pelissari, 213, Centro, Pinheiros

Bacia: Rio São Mateus
Data: 7 de novembro de 2018
Horário: 9h às 15h
Local: Ifes de Nova Venécia, Rod. Miguel Curry Carneiro, 799, Santa Luzia, Nova Venécia

 noticia bacias DSC 4703 Itaunas  noticia bacias DSC 3199 Rio Novo

 
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)
asscom@agerh.es.gov.br
Contato: (27) 3347-6207|98847-2734|99868-0226|99728-0746