Núcleo Vitória realiza seminário sobre o estado da arte do Observatório das Metrópoles

Capa materia ObservatorioO Observatório das Metrópoles Núcleo Vitória realizou, no dia 8 de junho, seminário sobre o estado da arte da rede de pesquisa. O objetivo do encontro foi difundir a base de informações compartilhada na rede nacional dos núcleos do Observatório bem como divulgar a produção de livros e artigos no âmbito local. Participaram pesquisadores associados ao Núcleo Vitória membros do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade de Vila Velha (UVV).

No encontro, foram apresentados os livros “Metrópoles brasileiras: síntese da transformação na ordem urbana”organizado por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Marcelo Gomes Ribeiro e lançado pelo INCT Observatório das Metrópoles no mês de abril, e Brasil metropolitano em foco: desafios à implementação do Estatuto da Metrópole”, organizado por Bárbara Oliveira Marguti, Marco Aurélio Costa e César Bruno Favarão e lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no mesmo mês. As duas publicações contam com a participação de pesquisadores do Núcleo Vitória e do Instituto Jones dos Santos Neves.

 

Regimes Urbanos

O seminário apresentou ainda as linhas de pesquisa sobre a Teoria dos Regimes Urbanos, que busca investigar o processo de metropolização, identificando os grupos sociais e econômicos que influenciam na construção das cidades, bem como os processos decisórios para o planejamento dos ambientes urbanos.

“Essa vertente teórica e sua base empírica contribuem para produção de conhecimento aplicado nos diagnósticos para revisão dos Planos Diretores Municipais (PDMs) e na elaboração e aprimoramento de políticas públicas urbanas setoriais, como as de saneamento básico, de mobilidade urbana e de habitação”, explica o coordenador do Núcleo Vitória e pesquisador do IJSN, Pablo Lira.

Desde 2010, o Instituto Jones dos Santos Neves constitui o Núcleo Vitória do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles. “Por meio do Núcleo Vitória, conseguimos reforçar o propósito do Instituto que é o de produzir conhecimento e subsidiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo, em especial, àquelas ligadas às temáticas urbanas e à gestão metropolitana”, ressalta a Diretora de Estudos e Pesquisas do IJSN, Ana Carolina Giuberti.

Nesse sentido, a implantação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana da Grande Vitória (PDUI), transformado em lei estadual no final de 2017, serve como exemplo de contribuição recente que o Núcleo Vitória ofereceu nesse campo. O Espírito Santo foi o primeiro estado do País a implementar o PDUI nos moldes do Estatuto da Metrópole (Lei Complementar Estadual nº 872, de 07 de dezembro de 2017).

 

Congresso Internacional

O encontro também serviu de espaço para a divulgação do Congresso Internacional “As Metrópoles e o Direito à Cidade: dilemas, desafios e esperanças”, em comemoração aos vinte anos de existência da rede de pesquisa Observatório das Metrópoles.

O congresso acontece no Rio de Janeiro, de 03 a 07 de dezembro de 2018, e pretende ser um espaço de diálogo e reflexão sobre temas urbanos e metropolitanos contemporâneos. As informações completas sobre este evento podem ser acessadas em  http://observatoriodasmetropoles.net.br/congressovinteanos/

 

Informações à imprensa:
Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN
Assessoria de Comunicação
Eduardo Rabello
comunicacao@ijsn.es.gov.br
(27) 3636-8066