Pesquisadores do IJSN participam de publicações nacionais sobre tema metropolitano

Metropole Credito Vitor JubiniO tema metropolitano se apresenta como um dos maiores desafios da agenda urbana brasileira. Conciliar desenvolvimento sustentável às transformações, produzindo espaços que estejam sintonizados ao bem-estar de sua população se torna objeto imprescindível de estudo. Nesse contexto, pesquisadores do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) ofereceram relevante contribuição em duas publicações nacionais sobre a questão.

Lançado pelo INCT Observatório das Metrópoles no mês de abril, o livro “Metrópoles brasileiras: síntese da transformação na ordem urbana”, conta com capítulo elaborado pelos pesquisadores do IJSN Pablo Lira, Coordenador de Estudos Territoriais, e Latussa Laranja Monteiro, Coordenadora de Apoio à Gestão Metropolitana.

A publicação, organizada por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Marcelo Gomes Ribeiro, oferece uma contribuição relevante para a área do Planejamento Urbano e Regional ao buscar sintetizar as dinâmicas locais-nacionais de convergência e divergência da ordem urbana das principais metrópoles brasileiras.

No capítulo “Vitória: transformações e permanências na (des)ordem urbana:o caso da Região Metropolitana da Grande Vitória – RMGV”, os autores tratam da importância da região para o funcionamento da economia regional, nacional e também mundial, mas que ainda apresenta problemas graves típicos de metrópoles brasileiras. “Procuramos mostrar, por meio de análises conceituais, espaciais e de dados, as transformações e permanências na (des)ordem da região, destacando-a como o ponto central e privilegiado do Estado”, explica Latussa.

Outra publicação que contou com a participação da equipe do Instituto Jones dos Santos Neves foi “Brasil metropolitano em foco: desafios à implementação do Estatuto da Metrópole”, organizado por Bárbara Oliveira Marguti, Marco Aurélio Costa e César Bruno Favarão e lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no final de abril, durante o II Seminário Política Metropolitana, em Brasília. O livro apresenta um panorama da diversidade de arranjos e realidades metropolitanas no Brasil, com o propósito de apoiar a compreensão em relação ao contexto no qual se insere a aprovação e a promulgação do Estatuto da Metrópole.

O capítulo “Adequação do Arranjo de Governança da Região Metropolitana da Grande Vitória ao Estatuto da Metrópole e o Processo de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado” foi escrito pelos pesquisadores Adauto Beato Venerano, Cynthia Lopes Pessoa de Miranda, Letícia Tabachi Silva e também Pablo Lira. Ali, encontra-se uma análise das adequações no arranjo de governança metropolitana, em consonância com o Estatuto da Metrópole.

O texto detalha ainda o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMGV, sua estrutura e mecanismos de funcionamento. “O processo de elaboração do PDUI favoreceu o estabelecimento de diretrizes conjuntas e propostas de ação para o escopo definido, bem como contribuiu para reforçar e ampliar junto às instâncias interfederativas a importância e a necessidade do planejamento metropolitano”, assinala o autor Pablo Lira.

A Região Metropolitana da Grande Vitória é a primeira do País a implementar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e transformá-lo em lei (Lei Complementar Estadual nº 872, de 07 de dezembro de 2017).

Com essas publicações em redes nacionais de pesquisa, o Instituto Jones dos Santos Neves se consolida como agente ativo na produção de conhecimento estratégico, subsidiando a elaboração e o aprimoramento de políticas públicas.

Os livros “Metrópoles brasileiras: síntese da transformação na ordem urbana” e “Brasil metropolitano em foco: desafios à implementação do Estatuto da Metrópole” podem ser acessados na íntegra.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Informações à imprensa:
Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN