Governo do Estado capacita servidores em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

Economista Andre Portela durante palestra na aula magna do curso de Monitoramento e Avaliacao de Politicas Publicas Economista André Portela palestrou na aula magna do curso

Mais de 40 servidores do Governo do Estado receberão capacitação por meio do Curso Básico em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, que terá duração de três meses e será realizado na Escola na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP). Na manhã desta quinta-feira (21), a aula magna do curso contou com uma palestra do professor André Portela, que é doutor em economia e diretor da FGV-EéSP Clear. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, em Vitória.

“O objetivo principal de avaliar é para verificar se programa ou política atinge seus objetivos e fazer as mudanças necessárias. É preciso fazer isso de maneira robusta. E você pode usar os resultados de várias maneiras. Inclusive para verificar a questão do custo-benefício. A avaliação pode servir para vários propósitos e é necessário pensar sobre o motivo pelo qual você quer avaliar. O primeiro propósito é dar transparência para a sociedade em geral, pois você diz como está gastando determinado recurso. O outro é o planejamento do orçamento e, ainda, para o próprio gestor saber sobre o andamento do programa”, explicou Portela.

A diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Gabriela Lacerda, enfatizou durante seu discurso a importância das parcerias para a criação do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, que o Governo deve lançar em breve.

Além do Instituto, estão envolvidas no projeto as seguintes secretarias e órgãos: Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria de Estado de Educação (Sedu), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Escola na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). 

O Curso 

O Curso Básico de Monitoramento e Avaliação tem como objetivo proporcionar ao servidor um contato abrangente com todas as etapas inerentes a processos de avaliação de políticas públicas e programas sociais. Os diferentes módulos abordarão tópicos mais relevantes do tema como elaboração de desenho de política, construção e análise de indicadores; e metodologias quantitativas e qualitativas de avaliação. A carga horária do curso é de 110 horas.