Representantes do UNICEF debatem engajamento dos jovens no Estado

unicef red

Oficina aconteceu no Instituto Jones dos Santos Neves

Metodologia para engajamento dos jovens foi o tema de uma oficina realizada nesta quarta-feira (26), no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves, com a presença de membros do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Luciana Phebo, coordenadora do escritório RJ/ES, e Mario Volpi, um dos criadores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), puderam contribuir para a elaboração de novos métodos de engajamento dos jovens para tornar as políticas públicas voltadas para a juventude ainda mais eficientes. O foco são os jovens em situação de vulnerabilidade nos bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social.

De acordo com Luciana, o papel do UNICEF “é promover o diálogo e pensar junto em como construir planos para impacto produtivo. Promover oportunidades e colaborar de alguma forma é nosso trabalho. Incluir é nosso verbo e nossa intenção é engajar jovens, sejam eles de periferia ou classe média”, disse Phebo. Referência no tema adolescência e juventude, Mario Volpi destacou a relevância da atuação do Estado. “A decisão do Espírito Santo de atuar no território é muito importante. O investimento no jovem é uma função importante do Estado. Permitir que o cidadão tenha em seu lugar de moradia acesso a políticas públicas às quais ele tem direito é o conceito de cidadania”, pontuou Volpi, referindo-se às ações do programa Ocupação Social, que será monitorado e avaliado por meio de uma pesquisa coordenada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) e o Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes).

Além da diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Gabriela Lacerda, estiveram presentes na oficina o secretário Estadual de Direitos Humanos, Julio Pompeu, a secretária Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, representantes da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Vitória.

 UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País. O UNICEF participou das grandes campanhas de imunização e aleitamento materno; da mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; do movimento pelo acesso universal à educação; dos programas de enfrentamento ao trabalho infantil; entre outros grandes avanços para a garantia dos direitos de meninas e meninos brasileiros.

 Ocupação Social

O programa é um Projeto Estruturante do Governo do Estado do Espírito Santo que articula uma ampla agenda e diálogo com a sociedade, setor privado e poderes públicos para atuação em áreas de alta vulnerabilidade social, com baixa renda e marcadas por uma espiral de violência urbana. Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), o programa tem como principal objetivo a promoção de uma rede de oportunidades de educação, de empreendedorismo e de renda para jovens com maior exposição à violência.

 

Informações à Imprensa
Laila Novaes
Assessora de Comunicação
Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN
Tel. (27) 3636-8066 / (27) 99892-5291
www.ijsn.es.gov.br