UNICEF participa de oficina sobre engajamento dos jovens no IJSN

02 foto fachada

Encontro contribui para metodologia da próxima etapa da pesquisa de monitoramento do Ocupação Social

Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estarão no Estado, nesta quarta-feira (26), para participar de uma oficina sobre engajamento dos jovens. O encontro será no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a partir das 10 horas, e tem como objetivo contribuir para a elaboração da metodologia que será utilizada na próxima etapa da pesquisa de monitoramento e avaliação do Programa Ocupação Social, estudo que será realizado pelo IJSN em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Espírito Santo (Fapes). Estarão presentes na oficina a coordenadora do escritório da Unicef responsável pelos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, Luciana Phebo, além do coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF no Brasil, Mario Volpi, que é referência no tema adolescência e juventude e um dos criadores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Durante o evento, serão debatidos quais métodos e instrumentos podem ser mais eficientes no engajamento dos jovens em situação de vulnerabilidade nos bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social. Para a diretora presidente do Instituto Jones Santos Neves, Gabriela Lacerda, a oficina é uma boa oportunidade para troca de informações e experiências. “Nosso objetivo principal é melhorar ainda mais a gestão das políticas públicas e o diálogo com a equipe da UNICEF é fundamental para que a gente consiga formular uma metodologia eficaz. A organização poderá falar sobre suas experiências e isso vai contribuir para o nosso trabalho na nova fase da pesquisa de monitoramento do Ocupação Social”.

UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País. O UNICEF participou das grandes campanhas de imunização e aleitamento materno; da mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; do movimento pelo acesso universal à educação; dos programas de enfrentamento ao trabalho infantil; entre outros grandes avanços para a garantia dos direitos de meninas e meninos brasileiros.

 Ocupação Social

O programa é um Projeto Estruturante do Governo do Estado do Espírito Santo que articula uma ampla agenda e diálogo com a sociedade, setor privado e poderes públicos para atuação em áreas de alta vulnerabilidade social, com baixa renda e marcadas por uma espiral de violência urbana. Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), o programa tem como principal objetivo a promoção de uma rede de oportunidades de educação, de empreendedorismo e de renda para jovens com maior exposição à violência.

 

Informações à Imprensa
Laila Novaes
Assessora de Comunicação
Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN
Tel. (27) 3636-8066 / (27) 99892-5291
www.ijsn.es.gov.br