PIB Trimestral - 1º Trimestre de 2017

PIB Trimestral2O Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Espírito Santo é calculado anualmente pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com os resultados sendo divulgados com uma defasagem temporal de dois anos. A partir de 2009, visando reduzir essa defasagem, o IJSN passou a calcular o Indicador de PIB Trimestral, que reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual.

Os resultados registrados no primeiro trimestre de 2017 apontam para uma recuperação da economia capixaba visto que em todas as medidas de desempenho consideradas o resultado foi superior ao apresentado no último trimestre de 2016. Com relação ao Brasil, o desempenho capixaba foi superior em todos os indicadores, exceto no acumulado em quatro trimestres.