Balança Comercial do Espírito Santo - 4º Trimestre de 2016

Boletim Balanca ComercialO comércio exterior capixaba, no quarto trimestre de 2016, apresentou os seguintes resultados gerais:

• As exportações e as importações atingiram US$ 1.751,85 milhões e US$ 954,88 milhões, valores ligeiramente superiores aos observados no trimestre imediatamente anterior, com incrementos de +5,40% e +1,88%, respectivamente. Nesse contexto, a corrente de comércio apresentou um crescimento de +4,13% na mesma base de comparação, fechando o quarto trimestre do ano em US$ 2.706,73 milhões.
  • Durante os trimestres de 2016, verificou-se uma trajetória de leve ascensão no comércio exterior capixaba, embora, os resultados do último trimestre comparados ao mesmo período do ano anterior ainda tenham apresentado variações negativas.
  • No total do ano de 2016, em comparação com o total do ano anterior, observou-se queda em todos os indicadores do comércio exterior do Estado.
  • A análise do Gráfico 1 permite verificar que a corrente de comércio capixaba - indicador síntese do comércio exterior por representar o total transacionado com o resto do mundo -, manteve um movimento de ascensão em todos os trimestres de 2016, o que sinaliza a possível recuperação do setor, que poderá ser confirmada ou não pelos dados do ano de 2017.