Cadernos da Juventude 05 - Juventude e Abandono Escolar

Caderno da Juventude 05 Abandono EscolarO Caderno da Juventude é uma publicação periódica do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a juventude no estado do Espírito Santo.

O quinto Caderno visa contribuir para o debate sobre o abandono escolar, um problema que faz com que milhares de jovens deixem de frequentar a escola. Com o intuito de auxiliar a discussão teórica proposta, esta pesquisa utiliza parte dos dados coletados no Censo da População Jovem Fora da Escola que busca identificar o perfil de adolescentes e jovens de 10 a 24 anos moradores dos bairros beneficiados com o Programa Ocupação Social.

Este texto está estruturado em quatro seções, além da introdução e das considerações finais. A segunda seção apresenta o percurso metodológico utilizado no estudo. A terceira seção discute acerca do direito à educação escolar no pais e no ES, apontando alguns avanços e desafios no que se refere aos indicadores educacionais. Em seguida, busca-se discutir e analisar parte dos dados empíricos que surgiram no processo da pesquisa do Censo dos Jovens Fora da Escola. A quinta seção ocupa-se em debater os principais desafios da escola contemporâneas em atender as expectativas dos jovens alunos.