PIB Trimestral - 3º Trimestre de 2016

PIB Trimestral2

PIB do Espírito Santo recua -2,3% no III trimestre de 2016 em comparação com o trimestre anterior

Dado é calculado pelo Instituto Jones dos Santos Neves

O Produto Interno Bruto (PIB) nominal do Espírito Santo totalizou R$ 133,8 bilhões em valores acumulados nos últimos quatro trimestres, segundo levantamento realizado pela Coordenação de Estudos Econômicos do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). No confronto do terceiro trimestre deste ano com o trimestre imediatamente anterior, a queda foi de -2,3%. No terceiro trimestre de 2016, o PIB recuou -14,5% comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado ao longo do ano frente ao mesmo período de 2015, a retração é de -13,8%. O que explica esse desempenho da atividade produtiva no Estado é a grave crise hídrica, que impactou a Agricultura, além da redução da produção de minério de ferro em decorrência da paralisação da Samarco. Outro fator que contribuiu para a queda do PIB foram os resultados negativos alcançados pela Indústria de Transformação, Comércio Varejista e setor de Serviços.

Comparação com o Brasil

Os resultados registrados pela economia do Espírito Santo foram inferiores aos dados do Brasil em todas as medidas de desempenho consideradas. A redução do PIB do País foi de -2,9% no terceiro trimestre de 2016 comparado ao mesmo período do ano anterior. No confronto do terceiro trimestre com o trimestre imediatamente anterior, a redução da produção econômica foi de -0,8%.

Resultado do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo é calculado anualmente pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com os resultados sendo divulgados com uma defasagem temporal de dois anos. A partir de 2009, visando reduzir essa defasagem, o IJSN passou a calcular o Indicador de PIB Trimestral, que reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual.

Informações à imprensa

Laila Novaes