IJSN lança livro sobre as transformações urbanas na Grande Vitória

 

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) lançou o livro “Vitória: Transformações na Ordem Urbana”. O evento aconteceu na última quarta-feira no auditório do instituto e integra o projeto “Transformações na Ordem Urbana das Metrópoles Brasileiras (1980-2010)", do Observatório das Metrópoles, cujo objetivo é oferecer uma análise mais completa sobre a evolução urbana do país.

 

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) constitui, desde 2010, o Núcleo Vitória da Rede de Pesquisas Observatório das Metrópoles. O observatório trata-se de um instituto de pesquisa que trabalha em rede, produzindo estudos sobre o tema das metrópoles brasileiras e os desafios do desenvolvimento e possui núcleos instituídos em 15 regiões metropolitanas do país.

 

Professor Dr Luiz Cesar de Queiroz RibeiroO livro sobre a Região Metropolitana da Grande Vitória é a segunda publicação da série. O lançamento contou ainda com uma apresentação do professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Observatório das Metrópoles.

 

Ribeiro destacou a complexidade do trabalho e o desempenho da equipe capixaba. “Vitória foi recentemente incorporada à nossa rede de pesquisas e já colhe resultados maravilhosos. Isso é fruto do trabalho de um grupo que se envolveu e, com muito desempenho, deu andamento a um projeto dessa envergadura”.

 

Ele falou sobre as atividades desenvolvidas pelo observatório, o histórico da rede de pesquisas e o projeto. “Buscamos estabelecer um diálogo por meio de nossas pesquisas que ultrapassa os muros das universidades, mas abarca também a pluralidade de atores envolvidos na execução das políticas públicas. Sem esse envolvimento, continuaríamos órfãos na questão do planejamento urbano”.

 

O livro é um conjunto de estudos e pesquisas sobre as metrópoles e suas temáticas urbanas, buscando abranger a metrópole capixaba a partir de temas como segurança pública, demografia, governança, moradia, entre outros. Seu desenvolvimento se deu por uma equipe interdisciplinar que abrangeu profissionais do IJSN e colaboradores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade de Vila Velha (UVV).

 

Diretor Presidente do IJSN - Jose Edil BeneditoO diretor-presidente do IJSN, José Edil Benedito, agradeceu pela parceria. “Esperamos poder colher ainda mais frutos como este, cheios de ideias, resultados e propostas. E que nossa Região Metropolitana, que já chega a dois milhões de habitantes, possa aproveitar-se do conhecimento gerado por esta rede de pesquisas”, pontuou.

 

O evento de lançamento contou ainda com a presença do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado do Espírito (Idurb), Leandro Simoni Silva, da subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, do reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, do secretário de Estado de Ações Estratégicas, Álvaro Rogério Duboc Fajardo, do diretor de Relações Institucionais da Vale, Luiz Soresini, além de servidores do IJSN e outros convidados.

 

A versão online da publicação está disponível no link

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 9 9998-9003
comunicacao@ijsn.es.gov.br
Texto: Daniel Monteiro