Dados de Leis Urbanísticas são analisados segundo a Munic 2013

 

Com base no Caderno de Pesquisa Leis Urbanísticas dos Municípios do Espírito Santo, elaborado pela Coordenação de Estudos Territoriais (CET) do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), e na Pesquisa de Informações Básicas Municipais – também conhecida como Munic, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IJSN produziu um trabalho que consiste em analisar comparativamente os dados das duas publicações.

Segundo a autora do trabalho, Cynthia Pessoa, a importância desse tipo de análise parte da “necessidade de se desenvolver mais estudos e pesquisas na escala municipal, principalmente no que se refere à aplicabilidade da legislação urbanística e ao desenvolvimento de planos e programas específicos, já que o processo de descentralização pós Constituição de 1988 ampliou as atribuições dos municípios no âmbito do planejamento e da gestão territorial”.


A Coordenadora de Estudos Territoriais do IJSN, Latussa Laranja Monteiro, destaca que o documento cumpre a função de “dar conhecimento à existência das principais normativas relacionadas ao ordenamento territorial”. “Pode subsidiar estudos sobre a capacidade de planejamento urbano dos municípios”, esclarece.


Para acessar o documento completo, clique aqui.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 99998-9003
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Texto: João Vitor André