Pagina Principal Artigos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável

Indicadores de Desenvolvimento Sustentável

O trabalho teve como base a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística– IBGE, publicada sob o título “Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: Brasil” dos anos de 2008 e 2010. Essa pesquisa apresentou um conjunto de informações relevantes sobre a realidade brasileira em suas dimensões ambiental, social, econômica e institucional, contudo não houve atualizações na parte institucional para a nova versão do documento.

A partir dessas informações, extraímos os dados para o Espírito Santo e realizamos análises variadas, buscando comparar o Estado com as demais Unidades da Federação, podendo, assim, auferir sua posição no cenário nacional e regional.

• A dimensão ambiental diz respeito ao uso dos recursos naturais, ao nível de degradação ambiental bem como à preservação e conservação do meio ambiente.  Os temas apresentados são organizados por categorias, tais como atmosfera, terra, oceanos, marés e áreas costeiras, biodiversidade e saneamento.
  • A dimensão social refere-se à satisfação das necessidades básicas da população, visando à diminuição das desigualdades sociais. Os temas apresentados são organizados pelas categorias população, trabalho,  rendimento, saúde, educação, habitação e segurança.
  • A dimensão econômica corresponde ao desempenho macroeconômico e financeiro do Estado e aos impactos no consumo de recursos materiais, na produção e gerenciamento de resíduos e no uso de energia. Por último a dimensão institucional que trata da capacidade e do esforço despendidos pelo governo estadual e pela sociedade civil na implementação das ações necessárias para a realização do desenvolvimento sustentável. Essa dimensão é organizada em dois temas: quadro institucional e capacidade institucional.

A importância dessa ampla visão das principais temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável reside em permitir o embasamento para a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas efetivas por parte dos tomadores de decisão. Além disso, disponibilizadas essas informações à sociedade e facilitado seu entendimento, viabiliza-se uma importante ferramenta para o exercício da cidadania, tornando ainda mais transparente a gestão pública no Espírito Santo.

2008 - Dimensão Econômica   03/03/2010 15:32 827 kB Fazer download deste arquivo (ids-dimensaoeconomica.ppt)
2008 - Dimensão Institucional   03/03/2010 15:29 1.07 MB Fazer download deste arquivo (ids-dimensaoinstitucional.ppt)
2008 - Dimensão Social   03/03/2010 15:36 3.14 MB Fazer download deste arquivo (ids-dimensaosocial.ppt)
2008 - Dimensão Ambiental   19/11/2010 10:43 2.25 MB Fazer download deste arquivo (ids-meioambiente.ppt)