Pagina Principal Artigos Violência contra a mulher

Violência contra a mulher




O relatório de pesquisa divide-se em quatro partes:



  • Na primeira são apresentados os aspectos metodológicos do trabalho.
  • Na segunda, foram abordados aspectos históricoculturais relevantes que levaram a criação das Delegacias de Atendimento à Mulher – DEAM e que culminaram com a criação da Lei Maria da Penha.
  • A terceira parteapresenta as estatísticas gerais extraídas dos Boletins de Ocorrência durante os três anos pesquisados. Os dados são elucidados por meio de tabelas e gráficos subdivididos em quatro itens: circunstâncias do fato que gera a denúncia; perfil da vítima e relação com o autor da agressão; caracterização do autor e os encaminhamentos dados pelas delegacias frente às denúncias das vítimas.
  • Na quarta parte são feitas considerações finais acerca do trabalho realizado até o momento. O que ele inicialmente aponta é que a problemática da violência contra a mulher tem característica multifacetada. Mitigá-la passa pela articulação de ações públicas envolvendo as áreas de saúde, educação, polícia, direitos humanos,
    cultura, trabalho e assistência social.

    O próximo passo será estender a pesquisa às outras cidades da RMGV que possuam Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, o que possibilitará a construção de indicadores e análises mais abrangentes.

    Esperamos, com este trabalho, contribuir para a reflexão sobre o tema tanto pelos gestores públicos locais e nacionais, quanto pelo público interessado.

Anexos

Conteúdo Atualização Tamanho  
ViolenciacontraMulher.pdf Violência contra a mulher 29/09/2009 09:47 10.41 MB Fazer download deste arquivo (ViolenciacontraMulher.pdf)