Pagina Principal Artigos Plenária final encerra os trabalhos da I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do ES

A I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo foi encerrada nesta quarta-feira (29), quando aconteceu a plenária final de validação dos delegados e votação dos princípios e diretrizes capixabas sobre o tema.

A plenária foi iniciada com um relato do que foi debatido em cada um dos espaços da Conferência. Durante o evento, os debates aconteceram em painéis, com base em quatro eixos temáticos: Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade; Governança, Diálogo Federativo e Participação Social; Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável; e Financiamento do Desenvolvimento Regional. Após os painéis, os participantes puderam apontar princípios e diretrizes em mesas de trabalho, nas quais foram discutidos subtemas, de interesse do Estado, dispostos dentro dos eixos.

Após o relato, foi apresentada a metodologia de priorização das escolhas capixabas. Um total de 41 princípios e 106 diretrizes foram retirados dos debates e colocados para apreciação da plenária, que contou com mais de 100 pessoas. Cada participante pôde atribuir até três pontos para princípios de sua preferência e até sete pontos para diretrizes que julgassem ter maior relação com os interesses do Estado do Espírito Santo. Com a metodologia, os participantes puderam não apenas fazer suas escolhas individualizadas, como também determinar maior ou menor peso às suas escolhas, segundo o grau de importância por eles atribuído.

A COE tem agora, segundo o regimento interno da Conferência Nacional, sete dias para apresentar ao Ministério da Integração Nacional a sistematização dos trabalhos, princípios e diretrizes, no formato de relatório final com as definições retiradas da etapa capixaba da conferência.

Delegados
Ainda na plenária, os delegados eleitos foram apresentados e tiveram seus nomes validados para representarem o Estado nas etapas macrorregional e nacional da conferência. O Espírito Santo tem direito a dez representantes nas próximas etapas, segundo definição do regimento interno da Conferência Nacional.

Conheça os delegados que vão representar o ES nas etapas macrorregional e nacional da Conferência, por segmento:

Poder Público

Luciano Gollner de Oliveira - Suplente
Áureo Viana Mameri – Suplente

Participação
A Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo recebeu um total de 842 inscritos dos quatro segmentos representados, além de observadores, que participaram dos três dias de encontro. A abertura do evento aconteceu na última segunda-feira (27) e contou com cerca de 400 pessoas, no Hotel Golden Tulip, em Vitória. O Governador Renato Casagrande, bem como diversas autoridades estaduais, municipais, nacionais e representantes de outros governos estaduais prestigiaram a solenidade.

Cerca de 500 pessoas circularam nos espaços de debate, que aconteceram durante toda a terça-feira (28), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A Conferência
A I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo é uma etapa preparatória para a Conferência nacional de Desenvolvimento Regional. O objetivo do encontro é reunir representantes da sociedade civil, empresariado, academia e poder público para debater os temas relacionados ao desenvolvimento do País e do Estado, e ajudar a construir princípios e diretrizes que possam ser utilizados na nova versão da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A Conferência capixaba foi realizada pela Comissão Organizadora Estadual (COE), da qual participam representantes do Governo do Espírito Santo, da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), da organização empresarial Espírito Santo em Ação, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além da sociedade civil organizada. O evento conta com a parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Ministério da Integração Nacional (MI).

Além de discutir as diretrizes de política, delegados capixabas representarão seus segmentos nas etapas macrorregional e nacional do encontro.

Para conhecer os documentos que regulamentam a Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional e a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo, clique aqui.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Programacao.pdf   30/08/2012 17:21 1.45 MB Fazer download deste arquivo (Programacao.pdf)