Pagina Principal Artigos Aberta Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional

Aberta Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional

A I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do ES será realizada até esta quarta-feira na Ufes

Representantes da Universidade, do governo, da sociedade civil e do empresariado do Espírito Santo participaram, nessa segunda-feira (27), da abertura da I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Estado. O evento, cujo público somava 400 participantes, foi realizado no Hotel Golden Tulip em Vitória.

A solenidade contou com as explanações do governador do Estado Renato Casagrande, do secretário de Economia e Planejamento, Robson Leite, do presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, José Edil Benedito, do diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão, entre outros. Também participaram da mesa de abertura o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte, e o Secretário-Executivo do MI, Alexandre Navarro.

Casagrande disse que é o momento de o Espírito Santo agir. “Temos que articular mais e agir para mostrarmos o tamanho do nosso Estado. Temos um trabalho para ser inserido na pauta nacional. O Estado tem que ser eficiente e competitivo. Tem que investir em tecnologia, em educação, buscando sempre inovar”, ressaltou.

“Não podemos deixar de debater o desenvolvimento regional. O Espírito Santo ficou em uma luta meio isolada, enquanto vários Estados se estabeleciam. Tivemos muitas dificuldades para nos inserirmos nacionalmente. O Fundap, por exemplo, está concluindo um ciclo, por decisão do governo federal. Por muitos anos ficamos reclamando, achando que estávamos abandonados. Acompanhamos o crescimento de vários estados e chegou a hora de incluirmos nossa pauta na agenda do país”, disse.

Para o secretário de Estado de Economia e Planejamento e também presidente da Conferência, Robson Leite, debater políticas de desenvolvimento é oportuno e necessário. “A conferência será realizada em uma boa hora, se analisarmos nosso atual cenário. Será um momento importante onde haverá trocas de ideias, que ajudarão, e muito, na construção dessa nova política de desenvolvimento regional”, afirmou.

José Edil complementou ressaltando o objetivo do evento de elaborar os insumos para que a delegação capixaba possa se articular para as etapas macrorregional e nacional da Conferência. “Trazemos esse debate na intenção de inserir os temas, demandas e oportunidades do Estado do ES no contexto regional e nacional, fortalecer as bases dos entes federativos, inclusive das unidades federativas vizinhas, e estimular a inclusão com um movimento do desenvolvimento do interior”, disse o presidente do IJSN.

Abrahão relembrou o acordo de cooperação técnica entre o Instituto e o Ministério da Integração (MI) para a realização das Conferências em parceria com os governos de cada estado. “Com grande satisfação, o Ipea aceitou o convite do MI para essa façanha de tratar a questão regional e estadual na sua especificidade”, afirmou o diretor. Ao final, destacou que os pilares centrais do desenvolvimento perpassam a justiça social, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental.

Durante a Conferência, os debates serão feitos em quatro eixos (Governança, participação social e diálogo federativo; Financiamento do desenvolvimento regional; Desigualdades regionais e critérios de elegibilidade; Vetores de desenvolvimento regional sustentável) a fim de dar condições aos delegados que serão eleitos de indicarem princípios e diretrizes para a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio de Castro, argumentou a importância da Conferência na medida em que traz à cena o debate do planejamento e retoma a visão estratégica da política regional.

Oitenta especialistas, entre eles técnicos do Ipea, continuarão o debate nas mesas e painéis da Conferência do ES, que se estende até quarta-feira (29), na Ufes (Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras – Vitória), e é aberta ao público.


Confira a programação do evento e faça sua inscrição.

 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 9887-8488
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEP

Raphael Marques
Tel.: 3636-4258 / 9766-0348
raphael.marques@planejamento.es.gov.br

Com colaboração da Assessoria do IPEA