Representante do Ministério da Saúde realiza palestra durante oficina do IJSN

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou nesta quinta-feira (29) uma oficina para debater questões relativas à saúde no Espírito Santo. O evento aconteceu no auditório do IJSN e contou com uma palestra do chefe da Divisão de Convênios e Gestão/Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (MS), Dr. Bartolomeu Martins Lima.

Lima falou sobre a “Estruturação de Fundos de Saúde: Economia e Financiamento do SUS”, abordando aspectos como as competências do sistema, ações promovidas pelo Fundo Nacional de Saúde, o conceito de fundos públicos, sua organização e estruturação, bem como seus instrumentos de apoio, cooperação e controle. Ele também falou sobre os trabalhos de apoio que vêem sendo desenvolvidos pelo MS junto ao Governo do Espírito Santo.

Convidados, servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), além da diretoria e colaborados do IJSN, também puderam ouvir um diagnóstico da situação da saúde do Espírito Santo, proferido pela Dra. Luiza Mª de Castro Augusto Alvarenga, da Gerência Estratégica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sesa.

A oficina deu sequência a um encontro realizado no mês de maio que contou com a presença de representantes de diferentes organizações do setor de saúde, gestores públicos, economistas e acadêmicos. O evento integra uma série de intercâmbios, no mesmo formato, que vêem sendo realizados pelo instituto. O objetivo é debater temas de interesse público – mobilidade urbana e educação também já foram pautados – de forma a criar um ambiente colaborativo entre instituições e segmentos da sociedade que são diretamente afetados pela condução dessas temáticas.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN

Larissa Linhalis

(27) 3636-8066 / 9887-8488

comunicacao@ijsn.es.gov.br