Especialistas debatem linhas de pesquisa em saúde durante oficina no IJSN

 

 

Com o objetivo de alinhar conceitos, ideias e linhas de pesquisa sobre a saúde no Espírito Santo, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou, nesta quinta-feira (17), uma oficina sobre o tema. Representantes de diferentes organizações do setor, gestores públicos, economistas e acadêmicos debateram os mais relevantes aspectos da saúde capixaba, formando uma grande rede estadual de pesquisa.

 

O Diretor Presidente do IJSN, José Edil Benedito, pontuou a importância do intercâmbio com diferentes agentes que intervêm no processo de resolução, acompanhamento e gestão na saúde. “Implantamos um núcleo de estudos em saúde no IJSN para trabalharmos aspectos como o financiamento da saúde, a dinâmica dos custos na área, a gestão, a organização dos sistemas de atendimento. Essa oficina nos permite um espaço colaborativo de estudos, pesquisas, reflexões e troca de informações”.

 
  

   

Também presente ao encontro, o Secretário de Estado de Economia e Planejamento, Guilherme Henrique Pereira, elogiou a iniciativa do IJSN em promover oficinas no mesmo formato: “A atual gestão do IJSN apresentou uma ideia que eu aplaudi de imediato: o Instituto Jones tem a competência de ajudar a formular e avaliar políticas governamentais e, desse modo, não pode definir sua atuação apenas internamente, mas sim alinhada com as demais instituições, sejam públicas ou privadas”.

 

O Secretário de Estado de Saúde, Tadeu Marino, falou sobre a atuação da secretaria, apresentou os principais projetos e ações da pasta, bem como as evoluções das políticas governamentais de saúde executadas pelo Governo do Espírito Santo.
 

  

 

“Estamos fortalecendo a saúde do Espírito Santo. Além de investimentos na atenção primária, com a construção de 73 novas Unidades Saúde da Família, estamos focados na reforma e construção de três grandes hospitais de referência para todo o Estado: São Lucas, Novo Dório Silva e Hospital Infantil. Somente os hospitais São Lucas e Dório Silva somarão, juntos, mais de 600 leitos”, contou o Secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino.

 

Marino ressaltou, ainda, a importância desse investimento que ultrapassa a casa dos R$ 227 milhões para a população de todo o Estado. “O Novo Dório Silva, por exemplo, será o maior hospital do Estado. Ele terá o mesmo perfil de atendimento da Unidade atual, só que de modo ampliado: referência em urgência e emergência, tratamento de queimados e maternidade de alto risco”.

 

Além da diretoria do IJSN, estiveram presentes o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Guilherme Henrique Pereira; o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino; os subsecretários da saúde, Tyago Ribeiro Hoffmann, Francisco José Dias da Silva e Fábio Benezath Chaves; representando a Secretaria de Estado de Governo (Seg), o coordenador estadual sobre drogas, Renato Carlos Vieira e sua equipe; o presidente do Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon), José Antônio Resende Alves; além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Universidade Federal do Espírito Santo, servidores da Secretaria de Estado da Saúde e do IJSN.

 

Educação

 

Já na próxima sexta-feira (18) será realizada, durante todo o dia, uma oficina sobre questões relativas à educação, como: os desafios para o sistema de ensino e o novo Plano Nacional de Educação. Participam do evento a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento; a Secretaria de Estado da Educação; a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação; o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade; acadêmicos, entre outros convidados.

 

Serviço
 

Oficina de Educação

Data:18/05/2012 (sexta-feira)

Horário: 9 horas às 16h30min

  
 

Programação:
  

9 horas – 09h30min: Abertura

Diretor Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Sr. José Edil Benedito

Secretário de Estado de Economia e Planejamento, Sr. Guilherme Henrique Pereira

Secretário de Estado da Educação, Sr. Klinger Barbosa Alves

  

9h30min – 10h20min: Palestra: “Situação educacional do Espírito Santo”

Andrezza Rosalém - Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade

  

10h30min – 11 horas: Palestra: “Os Desafios para articulação entre o Sistema de Ensino e o novo Plano Nacional de Educação”

Clodoaldo José de Almeida Souza - Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino

 
11horas – 12 horas: Debate

  

12h – 13h30min: Intervalo

  

13h30min – 14h10min: Palestra: “Aspectos metodológicos da Pesquisa sobre Ensino Médio na Região Metropolitana da Grande Vitória – RMGV”

Cristiano Costa – Professor da Fucape Bussines School

  

14h20min – 15 horas: Palestra: “Gestão e Aprendizagem nas Bases de dados da SEDU”

Aline d´Ávila Carvalho - Secretaria de Estado da Educação

  

15h10min – 16 horas: Debate/Encerramento

    
  
 
 
Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/IJSN

Larissa Linhalis

(27) 3636-8066 / 9887-8488

comunicacao@ijnsn.es.gov.br

    
 
 

Assessoria de Comunicação/Sesa

Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn

 Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776

asscom@saude.es.gov.br