Pagina Principal Artigos Atlas Histórico-Geográfico do Espírito Santo é lançado pelo IJSN

Atlas Histórico-Geográfico do Espírito Santo é lançado pelo IJSN


   

O instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), lançou nesta quarta-feira (26), a primeira edição do “Atlas Histórico-Geográfico do Espírito Santo”.
 
Inicialmente o material será disponibilizado no site do IJSN em formato e-book e em arquivo pdf para download. Porém, estão previstos para janeiro de 2012, cinco mil exemplares impressos, dos quais cerca de quatro mil serão disponibilizados às escolas públicas e bibliotecas estaduais do Espírito Santo.   

O Atlas tem como objetivo fornecer suporte em sala de aula aos professores do ensino médio e fundamental, por meio de uma abordagem moderna e divertida acerca dos grandes marcos históricos e dos principais aspectos geográficos do Espírito Santo. No IJSN, duas coordenações uniram forças para o desenvolvimento do Atlas Histórico-Geográfico, a de Geoprocessamento e a de Estudos Territoriais. Houve também a contribuição das demais coordenações que disponibilizaram informações para a composição final do projeto.
 

“A iniciativa se deu a partir do momento que surgiu a necessidade da criação de um atlas que pudesse ser utilizado como material de apoio em sala de aula”, afirma Rodrigo Bettim Bergamaschi, da equipe de coordenação do projeto. 
 

Ainda segundo Bergamaschi, há o projeto de realização de uma segunda edição do Atlas, para que o mesmo tenha maior alcance. “A ideia é fazer uma segunda edição, para que sejam disponibilizados pelo menos 40 exemplares para cada escola”. As escolas particulares poderão utilizar o material online.
 

O técnico em assuntos educacionais da Sedu e membro da equipe de coordenação do projeto, Everaldo Simões, destacou o caráter pedagógico do atlas, trabalhado em um formato diferenciado. “É importante trazer um olhar diferente sobre o material, que na maioria das vezes tem um padrão mais formal. Por isso, trabalhamos o lúdico com as histórias em quadrinhos, para chamar mais atenção e aproximar o conteúdo à realidade do leitor”.
 

Everaldo Simões ainda ressaltou que o material trabalha a questão da diversidade. “Os personagens representam variadas etnias. O atlas será uma forma de potencializar o currículo básico comum das escolas e dar sustentação à formação dos professores”.
 

 
Informações à imprensa: 
Assessoria de Comunicação do IJSN 
Andressa Moreno 
andressa.moreno@ijsn.es.gov.br 
Tel: 3636-8066/ 9901-3294 
Texto: Thais Araujo 
 


Assessoria de Comunicação/Sedu 
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni 
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/aanunes@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br / lbbazet@sedu.es.gov.br 
Twitter: @sedu_es 
Texto: Letícia Bazet