Pagina Principal Artigos IJSN realiza pesquisa para avaliar a educação técnica no Estado

IJSN realiza pesquisa para avaliar a educação técnica no Estado

Com o intuito de avaliar o impacto dos cursos técnicos sobre os capixabas, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) desenvolve, desde 2010, a “Pesquisa de Avaliação do Impacto da Educação Técnica no Espírito Santo”, que entrevistará cerca de quatro mil pessoas participantes de processo seletivo para curso técnico em diversos municípios do Estado, para mensurar o impacto dos cursos técnicos sobre o indivíduo participante, seu acesso ao mercado de trabalho, sua remuneração e outras características socioeconômicas. Ao se conhecer os efeitos desse tipo de qualificação, políticas públicas mais eficazes poderão ser formuladas pelo Governo do Estado.

Em sua fase de campo, a pesquisa já conta com aproximadamente 1.500 entrevistas realizadas, ainda em processo de validação das informações coletadas. Esse longo período de coleta de informações, com a aplicação de questionários, justifica-se pelo fato de que os indivíduos entrevistados fazem parte de um cadastro identificado de pessoas que prestaram o processo seletivo para cursos técnicos no Estado. Portanto, cada um dos entrevistados deve ser localizado pela equipe de entrevista, o que demanda um tempo maior de pesquisa.

Visando compensar a atenção dada pelos indivíduos selecionados aos entrevistadores, serão sorteados, ao final da pesquisa, três netbooks. Mesmo que já tenham sido respondidos 1.500 questionários, os sorteios somente se realizarão ao final de todo o processo, mantendo as mesmas chances de contemplação no sorteio para todos os quatro mil entrevistados da pesquisa.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de comunicação do IJSN

Andressa Moreno

andressa.moreno@ijsn.es.gov.br

TEL: 3636-8066

Texto: Cristian Favaro