Pagina Principal Artigos IJSN divulga Nota Técnica sobre o ENEM 2010

IJSN divulga Nota Técnica sobre o ENEM 2010

Desenvolvida pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Nota Técnica “Resultados do ENEM 2010 Para o Espírito Santo: uma análise comparativa”, busca avaliar o desempenho obtido pelas unidades escolares do Espírito Santo no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir dos dados agregados por município e por estado no ano de 2010.

Diferente do método de avaliação anterior, que qualificava todas as escolas em um único conjunto, esse tem como diferencial o surgimento de novos grupos. Essa mudança ocorreu com o objetivo de tornar a avaliação mais justa, pois, no método anterior, não apresentava os dados em função da participação das escolas. Os resultados do exame de 2010 foram separados nos seguintes grupos:

 

- Grupo 1: Taxa de participação de 75% ou mais;

- Grupo 2: Taxa de participação superior de 50% e menos de 75%;

- Grupo 3: Taxa de participação de 25% e menos que 50%;

- Grupo 4: Taxa de participação inferior a 2%.;

- Sem cálculo – taxa de participação inferior a 2%.

No Estado, participaram da prova objetiva 29.136 alunos que, dentro dos grupos, ficaram divididos da seguinte forma: Grupo 1 – 20.541 alunos (70.5%), Grupo 2 – 7.662 (26,3%), Grupo 3 – 839 (3%) e Grupo 4 – 54 (0.2%).  Um destaque dos resultados capixaba é que do total das escolas participantes, 67,3% são do Grupo 1, enquanto a média de participação das escolas no grupo 1 em todo o Brasil foi de 17,8%.

 
Resultados

 

Dentro do Grupo 1, o Estado teve um grande número de unidades escolares. A colocação neste foi relativamente baixa para escolas públicas e para a média geral, porém, com resultados satisfatórios para as instituições privadas. Devemos considerar nos resultados que a quantidade de participantes nesse grupo das instituições capixabas foi muito mais alto (67,3%) do que os de outras unidades da Federação.

O Grupo 2 contou com a representação de 26% das instituições de ensino que participaram do exame, com isso, o Estado conquistou a oitava maior taxa de participação no País. Ocupa a penúltima posição na classificação geral, a sétima na rede privada e a antepenúltima na rede pública.

Diferente dos outros grupos, a participação do Estado no Grupo 3 é bem menor, em decorrência disso,  no quesito da nota geral, é o 4º melhor colocado. A rede privada ocupa a 19ª colocação e a rede pública a primeira.

Assim como no Grupo 3, o estado obteve a menor participação no quarto Grupo entre todas as federações. Na nota geral conquistou a segunda colocação, a rede privada a 12ª e a rede pública do Espírito Santo é a única que não possui participantes no mesmo.

É fundamental ressaltar  que o estudo expõe uma análise do exame no ano de 2010, não apresentando nenhuma finalidade de comparação com os resultados dos anos anteriores. Para obter tal valor, serão realizados estudos posteriores para avaliar se houve algum progresso ou regressão nos resultados do Estado no exame.

Clique aqui acessar a Nota Técnica completa. 

Informações à imprensa:

Assessoria de comunicação do IJSN

Andressa Moreno

andressa.moreno@ijsn.es.gov.br

TEL: 3636-8066

Texto: Cristian Favaro