Pagina Principal Artigos NT 03 - Simulação dos Impactos da Crise e do Programa Estadual de Investimentos Públicos

NT 03 - Simulação dos Impactos da Crise e do Programa Estadual de Investimentos Públicos

Nota TécnicaA crise financeira internacional tem causado profundos impactos no lado real da economia, com a redução da produção e dos investimentos previstos. Como consequência, o mercado de trabalho no mundo inteiro vem passando por elevada destruição de postos de trabalho.

Levando em consideração os diferentes cenários possíveis de crescimento do Produto Interno Bruto, o presente trabalho tem por objetivo realizar projeções a respeito da evolução do mercado de trabalho no Espírito Santo, principalmente em relação à taxa de desemprego e o salário médio real entre os trabalhadores qualificados e os não qualificados.

Desta forma, este estudo se propõe a ser um instrumento de contextualização das diversas realidades possíveis, com a posterior escolha de três cenários factíveis: o otimista, o mediano e o pessimista. A obtenção destas projeções tem o intuito de construir parâmetros para balizar a formulação de um PROGRAMA ESTADUAL DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS E EMPREGOS para o enfrentamento da crise no estado do Espírito Santo.

Anexos

Conteúdo Atualização Tamanho  
ijsn_nt03.pdf Apresenta projeções de possíveis cenários para a economia capixaba. 25/08/2009 09:32 299 kB Fazer download deste arquivo (nt3.pdf)