Pagina Principal Artigos

Coletiva 02

A Secretaria de Turismo (Setur) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgaram, nessa quarta-feira (22), o Boletim da Economia do Turismo referente ao 4° trimestre de 2022 e o resultado da pesquisa de Carnaval, realizada pelo Observatório do Turismo com a empresa contratada Consulting Brasil – Consultoria e Inteligência em Negócios. A pesquisa teve como objetivo identificar o perfil dos turistas que visitaram o Espírito Santo durante o carnaval de 2023.

O secretário de Estado de Turismo, Werverson Meireles, agradeceu a oportunidade de parceria com o Instituto Jones Santos Neves. “O boletim de economia e a pesquisa de carnaval têm grande importância para Setur, pois a partir dessas informações é que a Secretaria cria políticas públicas de fomento e faz o planejamento para o setor no Estado”, disse.

O encontro começou com o Instituto apresentando o Boletim da Economia do Turismo. O material traz um retrato da economia do turismo com base nas atividades relacionadas ao segmento, trazendo dados do quarto trimestre e o acumulado de todo o ano de 2022. A pesquisa compara os resultados econômicos do turismo no ano de 2022 com anos anteriores e a média Brasileira, além de analisar os resultados de cada segmento do turismo e englobar também os dados das microrregiões e regiões turísticas do Espírito Santo.

turismo01A apresentação do boletim foi dividida em duas partes. No primeiro momento, foram apresentados os resultados em nível estadual pelo coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, Antônio Rocha. O coordenador destacou que o turismo capixaba cresceu economicamente em 25,5% no ano de 2022, com variação interanual de 7% no quarto trimestre, que colocou o Estado na nona posição de crescimento, acima da Bahia. Além disso, a receita arrecadada com atividades turísticas subiu 42,9% de 2021 para 2022, mostrando que atividade turística no Espírito Santo cresceu consideravelmente em relação ao pré-pandemia e, especialmente, ao ano de 2021.

“O turismo é um setor importante que representa aproximadamente 7% da nossa economia e abriga cerca de 180 mil pessoas ocupadas em suas atividades. O bom andamento do turismo reflete também no bom desempenho da economia capixaba”, explicou o coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, Antonio Ricardo Freislebem da Rocha.

turismo02Após a conclusão da análise trimestral, foram apresentados os resultados Anuais, em que os dados obtidos mostraram que o rendimento médio do turismo capixaba não só se recuperou em comparação a 2021, como também superou o rendimento médio do Brasil. Além disso, o Espírito Santo reduziu a informalidade no turismo em relação ao Brasil, tendo 63,6% dos profissionais que trabalham no setor turístico devidamente formalizados em comparação com a média nacional de 52,9%.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, destacou o crescimento do turismo no Estado. “Pelo segundo ano consecutivo, o Espírito Santo alcançou resultados positivos na economia do turismo. Houve crescimento na atividade, na renda e na geração de empregos. Isso demonstra o caráter estratégico do turismo para o desenvolvimento do nosso Estado”, pontuou Pablo Lira.

turismo03Num segundo momento, a Secretaria de Turismo (Setur) apresentou a Pesquisa Carnaval 2023. A coleta ocorreu entre os dias 17 e 22 de janeiro e entrevistou 1894 pessoas, que visitaram 17 municípios capixabas.

O estudo mostrou que pessoas de 21 Estados brasileiros visitaram o Espírito Santo no Carnaval e 31,4% apontaram que o maior motivo da visita foram os atrativos naturais capixabas. O gasto médio do turista ficou em R$ 103,50, com destaque para Santa Teresa, onde o gasto médio ultrapassou R$ 200,00.

A pesquisa também mostrou que hospedagens em pousadas aumentaram consideravelmente na comparação com 2021, quando foi realizada a última pesquisa. Há dois anos, pousadas estavam em 4° lugar no ranking de locais de hospedagens, saindo de 12 para 21%, em 2023. Casa de parentes e amigos ficou em primeiro lugar nas duas pesquisas, mas de 2021 para este ano houve uma queda de quase 10%. “Outro dado relevante é que 23,4% dos turistas que vêm ao Estado pela primeira vez, buscam informações em redes sociais, isso mostra a importância do digital na divulgação e promoção dos destinos turísticos”, completou o secretário Weverson Meireles.

Os resultados do estudo também reforçaram a atuação do poder público no trabalho de melhoria dos serviços públicos nas regiões turísticas. “A segurança pública, por exemplo, foi avaliada como ótima e boa por 90,5% dos entrevistados, limpeza pública 86%, e sinalização turística rodoviária, foram bem avaliados por 84%. Resultado positivo das políticas públicas do Governo do Estado”, pontuou o secretário.

A pesquisa também pediu para o entrevistado avaliar a gastronomia e a hospitalidade capixaba. As iguarias do Espírito Santo ganharam nota 4,5 de 5 pontos, enquanto a hospitalidade ficou com 4,2. Por fim, 98,4% recomendariam o destino para amigos e parentes.

A coleta tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,5%.

A pesquisa completa está disponível no site https://observatoriodoturismo.es.gov.br

O Boletim Economia do Turismo no Espírito Santo está disponível em: http://www.ijsn.es.gov.br/artigos/6432-economia-do-turismo-no-espirito-santo-4-trimestre-de-2022

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur
Tati Beling
(27) 3636-8006 / 998051308
imprensa@turismo.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

simapp 01

O Governo do Estado, por meio do Núcleo de Monitoramento e de Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (NuMA), apresentou na tarde dessa terça-feira (21), os resultados dos projetos que fazem parte do ciclo 2022 do Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. O encontro foi realizado na Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), em Vitória, e contou com as presenças do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; do diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, e demais membros participantes.

simapp 03O NuMA é formado por representantes das secretarias de Economia e Planejamento (SEP) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), sob a coordenação do Instituto Jones dos Santos Neves. O Núcleo é responsável por coordenar as atividades definidas no Plano Estadual de M&A, no âmbito do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Estado (SiMAPP).

Entre as pesquisas apresentadas estavam as avaliações realizadas para as Companhias Independentes da Polícia Militar do Espírito Santo; programa conduzido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Escola em Tempo Integral, desenvolvido pela Secretaria da Educação (Sedu); e o Programa Reflorestar, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama).

Também foram apresentados os resultados do monitoramento do Centro de Referência das Juventudes (CRJ), implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). Os CRJs são espaços dedicados aos jovens, e buscam ofertar serviços e ampliar a garantia de direitos a essa população. A pesquisa neste ciclo foi direcionada ao CRJ Terra Vermelha, localizado em Vila Velha, e ao CRJ Feu Rosa, localizado no município da Serra.

Álvaro Duboc falou sobre a importância da cultura de monitoramento e avaliação de políticas públicas. "O SiMAPP é um sistema pioneiro no país e, a cada novo ciclo de análises, conseguimos certificar a relevância dessas pesquisas não apenas na estruturação e aprimoramento das políticas públicas, mas também na instrumentalização das áreas finalísticas com subsídios para alcançarem de fato os objetivos e resultados esperados. O trabalho de avaliação é fundamental para a consolidação das ações de governo, o aprimoramento da gestão e a otimização da aplicação dos recursos públicos", ressaltou.

simapp 02“O SiMAPP caminha para seu sexto ano, tendo o Espírito Santo como referência para o Brasil e pioneiro na implantação, por lei, de um sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas. É um trabalho reconhecido por instituições importantes como a FGV Clear e também a Fundação João Pinheiro, que se inspirou no modelo capixaba para desenvolver o sistema em Minas Gerais”, pontuou o diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira.

O relatório que contém o detalhamento dos resultados obtidos em cada política, além das percepções e recomendações feitas aos órgãos finalísticos, será divulgado no mês de abril e disponibilizado no site do Instituto Jones dos Santos Neves. O Governo do Estado deve publicar ainda nos próximos dias as políticas que serão avaliadas no ciclo 2023 do Plano Estadual.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEP
Larissa Linhalis
(27) 3636-4258 / 98102-0236
comunicacao@sep.es.gov.br

Economia Turismo site2

O Boletim Economia do Turismo no Espírito Santo, resultado de uma parceria entre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-ES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), tem por objetivo mensurar e monitorar informações das atividades econômicas, geração da renda, número de postos de trabalho, remuneração média dos trabalhadores, entre outros indicadores ligados ao turismo para o contexto capixaba.

Os indicadores relacionados ao emprego celetista provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a partir do 1° trimestre de 2020, passaram a ser atualizados com base nos dados do Novo Caged. Com isso, uma nova série de dados se inicia para tais indicadores. (Nota Metodológica Novo CAGED Turismo)

 

Texto para Discussão 59: A Economia do Turismo no Espírito Santo

 

 

 

 

IJSN 2022 NT 68

Nesta Nota Técnica, o método quase-experimental de seleção de grupo de controle por Pareamento por Escore de Propensão (ou Propensity Score Matching, em inglês) é aplicado a uma hipotética avaliação de impacto do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, importante política pública implementada no Espírito Santo a partir de 2011. O objetivo é mostrar, com dados e métodos econométricos, como a escolha do grupo de controle para uma avaliação do Programa Estado Presente pode ser feita ao nível de bairros quando esses não foram selecionados aleatoriamente. 

Para isso, este trabalho está dividido em mais seis seções além desta introdução: a próxima apresenta o Programa e a seguinte detalha o método. Na sequência, os dados utilizados para a seleção do grupo de controle são apresentados para, na seção seguinte, apresentar os resultados estimados, os bairros selecionados como grupo de controle e as respectivas análises. Por fim, as seções seis e sete trazem, nessa ordem, as considerações finais e as referências bibliográficas.

Emprego Formal CAGEDEm janeiro de 2023 foram criados +1.674 postos de trabalho com carteira assinada no Espírito Santo. Tal desempenho foi decorrente principalmente dos resultados positivos obtidos em todos os setores, com exceção do setor de Comércio (-976). O saldo acumulado em 12 meses é de +42.611 vínculos.