Pagina Principal Artigos

CAPA CadernoPobrezaA publicação “Pobreza, distribuição e desigualdade de renda” reúne um conjunto de informações relacionadas a realidade social do Espírito Santo. Em consonância com o propósito do Instituto Jones dos Santos Neves de produzir conhecimento e contribuir para as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, os indicadores aqui sistematizados fornecem subsídios para a formulação, a avaliação e o monitoramento das políticas públicas no estado. Em um cenário futuro estudos como esses serão importantes também ao servir de base comparativa para o levantamento dos impactos da crise resultante da pandemia atual.

Servicos PMSEm junho de 2020 o volume de serviços no Espírito Santo contraiu -3,2%, frente ao mês imediatamente anterior, enquanto na comparação interanual houve retração de -12,3%.

Comercio VarejistaO volume de vendas do comércio varejista restrito no Espírito Santo avançou +6,7% em junho de 2020 no confronto com o mês  mediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Na comparação contra igual mês de 2019, o setor registrou crescimento de +7,3%.

Balanca Comercial PreliminarApós a redução de mais de 30% no comércio exterior capixaba entre maio e junho desse ano, o resultado de julho apresentou leve recuperação de +6,27%, ancorado na expansão de +8,72% das importações e +3,34% das exportações, frente ao mês imediatamente anterior.